Formatura: próximos soldados terão que fazer curso de técnologo em segurança pública na UFF - Paulo Nicolella (28/05/2015)
A meta é ambiciosa: o comando da Polícia Militar anunciou que espera ter, em 15 anos, todos os seus homens com, no mínimo, um curso superior no currículo. O projeto começa a ser implementado já no próximo concurso, ainda sem data marcada. O candidato que passar na prova de soldado fará o curso básico de formação policial no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP). Em seguida, terá de se matricular no curso de tecnólogo em segurança pública, graduação existente na Universidade Federal Fluminense (UFF), com a qual a corporação firmou uma parceria.
PROJETO PARA PROMOVER FORMADOS
O coronel Antônio Carlos Carballo, responsável pela área de assuntos estratégicos da PM, explicou que a corporação já enviou à Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) um projeto de lei que altera o regimento interno da corporação. Se for aprovada, a nova legislação permitirá que o soldado, concluindo o curso de tecnólogo, suba um posto, sendo declarado cabo. E, para ingressar na PM por meio do concurso público da Academia da Polícia Militar (que prepara os futuros oficiais da corporação), o requisito básico de escolaridade será o ensino superior completo.
— O curso de tecnólogo, com módulos de ensino à distância e avaliação presencial em todo o estado, começou no ano passado com 500 vagas. Este ano, estamos aumentando o alcance, disponibilizando mil vagas. No futuro, esperamos que o soldado que concluir o curso posso subir um posto. É uma grande mudança de rumo, visando à capacitação. Nosso plano é, em 15 anos, ter todos os nossos policiais com curso superior — afirmou Carballo. Segundo o professor Roberto Kant de Lima, coordenador-geral do curso de tecnólogo em segurança pública da UFF, as aulas são puxadas.
— No curso de bacharelado em segurança pública que damos na Faculdade de Direito da UFF, o aluno cumpre oito semestres de aulas. No de tecnólogo, são cinco semestres. É mais condensado, porém, mais puxado — disse Kant.
UM NOVO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO
Carballo participou na terça-feira, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Cidade Nova, de outro passo importante para a PM do Rio: a aula inaugural do Programa de Capacitação e Desenvolvimento para Melhores Serviços da Polícia Militar. O evento contou com a presença do secretário estadual de Segurança, José Mariano Beltrame, e do delegado federal Andrei Rodrigues, secretário extraordinário de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça.
A ideia é capacitar este ano 5 mil PMs para atuar em grandes eventos, como réveillon, carnaval e os Jogos Olímpicos de 2016. Até o final deste ano, o programa vai atuar em 12 eixos considerados estratégicos pela PM, com 64 cursos intensivos em várias áreas. Ao falar para um auditório lotado, Beltrame disse que estava feliz e aliviado por ter um número grande de pessoas pensando a PM do futuro.
— Este programa foi viabilizado por conta dos grandes eventos, e o maior legado das Olimpíadas e dos Jogos Paralímpicos será uma polícia mais capacitada, equipada e até entusiasmada para atender a população — afirmou Beltrame.
Fonte: oglobo
Nenhum comentário:
Postar um comentário