A busca da transformação social pelo exercício da ética é o mote da metodologia “O caráter conta”, disseminada pelo Tribunal de Justiça do RN por meio do seu programa Justiça & Escola. E foi essa a lição repassada pela equipe de formadores do programa a 120 professores e educadores da rede pública municipal de Caicó durante ação formativa realizada nos dias 14 e 15 de maio. A chegada do programa ao município polo do Seridó foi bastante comemorada durante a culminância realizada na noite de sexta-feira (15), no auditório da Câmara Municipal - Caicó é a 20ª cidade a receber este programa.
A metodologia trabalha os valores do zelo, sinceridade, responsabilidade, cidadania, respeito e senso de Justiça como pilares para formação do caráter, estimulando o exercício da ética e da cidadania. Os 120 professores e educadores da rede pública de ensino deverão agora multiplicar esses conhecimentos para os mais de 5 mil alunos da rede. Segundo a secretária de Educação do município, Socorro Mariz, Caicó tem um universo educacional formado por 40 escolas, 600 professores e mil servidores.
Participaram do evento a desembargadora Zeneide Bezerra, coordenadora do Núcleo de Ações e Programas Socioambientais (NAPS) do TJRN; o coordenador executivo do programa, juiz José Undário de Andrade; o prefeito Roberto Germano; a secretária de Educação Socorro Mariz e a sua secretária adjunta, Milena Fernandes. Os juízes Jarbas Bezerra e Soledade Fernandes, que são naturais de Caicó, também prestigiaram o encerramento da ação formativa.
“O Judiciário pode ser mais do que uma instituição distribuidora de justiça. Pode e deve participar da transformação social”, afirmou o juiz José Undário, que classificou como um sonho pessoal levar o Justiça e Escola para Caicó, conhecida como “capital do Seridó”, por toda a importância do município no contexto do Estado. “O programa estava em débito com este município”, resumiu. O coordenador executivo do Justiça e Escola disse que no mundo atual, que vive uma crise ética e é palco de absurdos, o programa se propõe conscientizar pais e alunos sobre seus direitos e deveres, focando a ética e a justiça por meio de uma metodologia científica que trabalha os seis pilares formadores do caráter.
Educação com ética
Citando os ensinamentos do educador Paulo Freire, José Undário frisou que educar é substancialmente formar e que a ética é indissociável do processo educativo. “Os eixos pedagógicos visam exercitar a ética como elemento transformador da sociedade, utilizando a educação como meio de disseminação”, explicou. A secretária Socorro Mariz falou que o programa despertou o interesse do Município desde o primeiro contato com o NAPS, por sua amplitude, trabalhando a função social da educação, a ética e seus valores fundamentais, sendo bastante importante para um município como Caicó, que tem uma grande demanda na Educação.
Ela ressaltou que cada momento foi planejado com bastante carinho e dedicação e disse que a empolgação dos professores durante a formação era um prenúncio do impacto que o Justiça e Escola deverá trazer para as salas de aula. “A Educação de Caicó depois de hoje tem um novo olhar, vislumbra novos horizontes voltados para esse olhar social da Educação”.
Integrante da Diretoria da Associação dos Magistrados do RN (Amarn), a juíza Soledade Fernandes destacou a importância da chegada do Justiça e Escola em Caicó, desejando que ele possa servir de modelo para outros projetos que disseminem valores para as crianças e adolescentes.
A magistrada fez uma saudação especial a desembargadora Zeneide Bezerra, ressaltando ser uma pessoa vibrante, lutadora e de ideais, que trabalha para a divulgação dos valores da justiça e a valorização da escola, dos alunos e professores. O juiz convocado do Pleno do TJRN, Jarbas Bezerra falou de sua alegria por finalmente ver o programa Justiça e Escola instalado em sua cidade natal e fez um agradecimento à prefeitura por ter solicitado a instalação do programa ao TJRN. “O Justiça e Escola é um projeto grandioso. Nós não mudaremos jamais esse país se não vincularmos nossos conhecimentos à Educação. Ela é primordial para a nossa transformação. Caicó nunca mais será a mesma”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário