Agricultores familiares de 120 comunidades rurais do semiárido potiguar serão beneficiados, nos próximos três anos, com ações que visam fomentar o desenvolvimento de sistemas de produção adaptados à realidade socioambiental do bioma da caatinga. Trata-se do Projeto “Fortalecendo a Agrobiodiversidade no Semiárido Potiguar”, que será financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Para isso, o Governo do Estado, através da Emater-RN e outras instituições, em parceria com o MDA traçaram as metas em uma reunião realizada na quinta-feira (7) em Brasília. Participaram o diretor geral, Cesar Oliveira, e o diretor técnico, Aristides Bezerra.
Além da Emater-RN, devem integrar a parceria as seguintes instituições: Secretaria da Agricultura familiar (SAF) e o Serviço Florestal Brasileiro (do Ministério do Meio Ambiente). As ações acontecerão, prioritariamente, nas comunidades inseridas no núcleo de desertificação do Seridó e na área de atuação das chamadas públicas de assistência técnica e extensão rural (Ater) executadas pela Emater-RN. A iniciativa prevê a utilização de manejo sustentável da caatinga, resgate e valorização de sementes crioulas (aquelas utilizadas na agricultura familiar sem mudanças tecnológicas ou genéticas) e estruturação de bancos de sementes crioulas.
O projeto terá como metas a elaboração de 120 Diagnósticos Rurais Participativos (DRPs), implantação de 120 unidades demonstrativas de manejo sustentável da caatinga, produção e distribuição de 24 mil mudas de plantas nativas da caatinga, estruturação de 70 bancos comunitários de sementes crioulas, realização de 913 eventos de sensibilização, formação e visitas técnicas e intercâmbios. Também fazem parte do projeto a realização e publicação de pesquisas sobre solos, flora e sistema de produção, confecção de cartilhas didáticas, produção de cartilhas didáticas, a produção de 24 vídeos e 140 programas de rádio. A proposta do projeto é integrar as polícias públicas executadas pela Emater-RN, como: Seguro Safra e Segunda Água, Programa de Aquisição de Alimentos (Compra Direta).
Nenhum comentário:
Postar um comentário