Páginas

BUSCA NO BLOG

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

APÓS TRÊS ANOS, CARNAÚBA DOS DANTAS/RN SAI DO COLAPSO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA

Após três anos, Carnaúba dos Dantas sai do colapso de abastecimento de água
Num momento de intensa crise hídrica, um alento para os moradores de Carnaúba dos Dantas, município do Seridó localizado a 260 km de Natal: após quase três anos em colapso total de abastecimento, a água voltará às torneiras dos moradores da zona urbana.
O reabastecimento da cidade e de mais duas comunidades de Parelhas – Juazeiro e Santo Antônio do Cobra –  se dará graças à conclusão do sistema adutor inaugurado pelo governador Robinson Faria na manhã desta quinta-feira (17). Serão beneficiadas cerca de 9 mil pessoas. As obras dessa adutora estavam paralisadas desde janeiro de 2013 e foram retomadas no início de julho.
A obra foi executada pela construtora A.Gaspar S.A e a Coordenadoria de Infraestrutura da Secretaria dos Recursos Hídricos (Semarh) foi a responsável pelo acompanhamento e fiscalização. A operação deste sistema será de competência da Companhia de Águas e Esgotos do RN (CAERN).
Cidade com mais tempo em colapso
“Dois anos, onze meses e nove dias”. Na fala do prefeito de Carnaúba dos Dantas, Sérgio Eduardo, o tempo em que a cidade estava em colapso total transparece a angústia que a falta de água causa. “Somos a cidade do Rio Grande do Norte que estava há mais tempo sem água. Esta obra trará um alivio muito grande para a população”, afirmou, salientado que a adutora foi iniciada em 2010 e deveria ter sido concluída dois anos depois.
O prefeito explicou que o suprimento da cidade foi feito durante todo este tempo em carros-pipa, que depositavam a água em 19 chafarizes espalhados pela cidade. “Vivemos um período em que fomos forçados à adaptação, mas vivíamos a angústia de ficar na dependência de carro pipa, e de correr atrás de Recursos Federais para que a operação pipa não parasse”, ressaltou. 
Ainda segundo o prefeito, a obra representará um novo momento para a cidade. “Havia uma Cobrança enorme da população, ainda mais porque a obra estava perto de ser concluída. A solução seria apenas uma decisão política, e que o governador Robinson Faria teve coragem de fazer. A nossa maior alegria nesse momento é porque não houve promessa de Robinson; houve ação”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário