Páginas

BUSCA NO BLOG

domingo, 13 de março de 2016

DANÇA DAS CADEIRAS NA ALRN PODE ATINGIR MAIS DE UM TERÇO DOS DEPUTADOS

Ezequiel Ferreira ainda busca uma nova sigla (Foto: Alberto Leandro)
Ezequiel Ferreira ainda busca uma nova sigla (Foto: Alberto Leandro)/Allan Darlyson
A janela partidária aberta por Emenda Constitucional se fecha na próxima sexta-feira (18). Até lá, pelo menos sete deputados estaduais poderão mudar de partido. A dança das cadeiras no legislativo estadual vai mexer de forma significativa na configuração partidária da Casa. Pelo menos sete parlamentares cogitam a possibilidade de mudar de legenda, mais de um terço do total. Um já efetuou a mudança: o deputado José Dias, que deixou o PSD e se filiou ao PSDB.

O grupo do presidente da Assembleia, deputado Ezequiel Ferreira (PMDB), ainda estuda para qual legenda irá migrar. Caminharão junto com ele, os deputados Gustavo Carvalho (PROS), Vivaldo Costa (PROS) e Raimundo Fernandes (PROS). Inicialmente, Ezequiel e seus liderados cogitaram a filiação ao PSDB. No entanto, como o diretório estadual não foi oferecido imediatamente ao comandante do legislativo, as conversas não prosperaram. Eles estão mais próximos do PPS, do ex-deputado estadual Wober Júnior. Quem também já decidiu mudar de partido foi a deputada estadual Márcia Maia, que acompanhará sua mãe, a ex-governadora Wilma de Faria, na nova opção partidária. Ambas eram filiadas ao PSB e deixaram a sigla após a filiação do deputado federal Rafael Motta, que assumiu a direção estadual do partido. Márcia e Wilma conversam com o PR, do deputado federal João Maia, e o PPS, para decidir qual caminho irão seguir. As conversas com o PPS estão adiantadas.

O PSB, que perdeu Márcia Maia, ganhará como reforço o deputado estadual Ricardo Motta, pai do novo presidente estadual do partido. Ricardo irá fazer parte da nova bancada socialista no legislativo estadual junto com o deputado Tomba Farias, que assumiu a vice-presidência da sigla no Rio Grande do Norte. A maior incógnita no cenário de mudança partidária é o deputado estadual Hermano Morais (PMDB). O parlamentar ainda não decidiu se ficará na sigla ou mudará de partido. Ele tem conversado com o deputado estadual Kelps Lima, presidente estadual do Solidariedade, que ofereceu a legenda para o ainda peemedebista disputar a prefeitura de Natal contra o prefeito Carlos Eduardo (PDT), que deverá ter o apoio do PMDB no pleito deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário