Páginas

BUSCA NO BLOG

domingo, 18 de dezembro de 2016

CIDADES DE TODAS AS REGIÕES DO CEARÁ TÊM CHUVAS NESTE DOMINGO (18)

Chuva na Avenida Padre Cícero, em Juazeiro do Norte; Região do Cariri registra chuvas (Foto: Reprodução/TV Verdes Mares)
Chuva na Avenida Padre Cícero, em Juazeiro do Norte; Região do Cariri registra chuvas (Foto: Reprodução/TV Verdes Mares)
Várias cidades do Ceará amanheceram sob chuva neste domingo (18), na capital, litoral e interior do estado. Ocorreram chuvas de média intensidade nas regiões Norte, Centro-Sul e Cariri. Em Fortaleza, as chuvas ocorrem desde a madrugada na maior parte dos bairros.  O sistema que registra o volume de chuvas da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e não há informações oficiais de quantos milímetros choveu em cada cidade. O órgão havia informado que a previsão do tempo para os próximos dias é de chuvas isoladas em todas as regiões. Em Fortaleza, a chuva gerou pontos de alagamento em diversas avenidas, como Heráclito Graça, Ildefonso Albano, 13 de Maio, Carapinima e ruas do Bairro Messejana.

Pré-estação
As chuvas que ocorrem no Ceará na última semana são as chamadas chuvas de pré-estação. Os registros ainda são de fraca intensidade, mas já indicam a atuação de Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis, que são sistemas meteorológicos característicos da pré-estação no Estado entre os meses de dezembro e janeiro, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). 
"Há um Vórtice (movimento circular de ventos em altos níveis da atmosfera) posicionado sobre o Oceano Atlântico próximo à costa do Nordeste Brasileiro. Esse sistema está trazendo umidade para o Ceará e induzindo as precipitações", disse a Funceme.
Do Rio Grande do Norte ao Alagoas ocorrem chuvas fracas a moderadas recorrentes, intercaladas por pancadas isoladas de chuva mais intensa, especialmente junto a costa, onde a chuva tem menor intensidade mas maior duração. Um Vórtice Ciclônico em Altos Níveis sobre o mar à frente do Nordeste, que é um sistema de baixa pressão em altas altitudes, favorece o aporte de umidade em níveis médios sobre a costa leste do nordeste, provocando as chuvas mencionadas. 

A umidade disponível, em conjunto com as temperaturas elevadas, favorecem a ocorrência de pancadas de chuva mais intensas e de curta duração no interior desta porção do Nordeste. Neste fim do ano o nordeste receberá relativamente bastante chuva, de forma muito variada e com as particularidades de cada local. 

Choveu bem durante a madrugada em Crateús e região

ca4bf2ec-e35a-454f-be7b-d058e2602cc2
Ruas alagadas em Novo Oriente. Foto: WhatsApp/Dino Martins
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais já previa probabilidade de 80% de chuvas na região dos Sertões de Crateús neste sábado (18), e já na madrugada a chuva molhou toda a região. Após as chuvas, internauta do grupo do WhatsApp “Sertões de Crateús”, divulgou a foto de sua caixa d’água de mil litros, e afirma: “Em cinco minutos de chuva a caixa encheu”, e outro divulgou uma foto da rua Deocleciano Aragão no centro de Novo Oriente, alagada após as chuvas.


O Portal Hidrológico do Ceará e o site da Fundação Cearense de Meteorologia estavam fora do ar pela manhã, o que dificultou colher maiores informações de pluviômetros oficiais, porém, de acordo com pluviômetros de populares, a chuva foi em média de 80 milímetros em toda a região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário