Páginas

BUSCA NO BLOG

sexta-feira, 24 de março de 2017

DELATOR CONFIRMA AO TSE COMPRA DE PARTIDOS DA CHAPA DILMA-TEMER

Então presidente Dilma Rousseff e Michel Temer participam de cerimônia de condecoração da Ordem do Mérito Cultural, no Palácio do Planalto, em novembro de 2014
Em depoimento ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na ação movida contra a chapa Dilma Rousseff–Michel Temer, que pode levar à cassação do presidente, o ex-diretor de Relações Institucionais da Odebrecht e delator da Operação Lava Jato Alexandrino Alencar afirmou que a empreiteira comprou apoio de partidos políticos à campanha encabeçada pela petista.

O ex-executivo da Odebrecht, Alexandrino de Salles Ramos de Alencar, suspeito de envolvimento no esquema de corrupção investigado pela Operação Lava Jato
O ex-executivo da Odebrecht Alexandrino Alencar (Vagner Rosário/VEJA.com)
Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, Alencar disse ter sido o responsável por pagamentos de 7 milhões de reais a três partidos, Pros, PCdoB e PRB, para que engrossassem o tempo de TV da chapa. O relato do delator confirma reportagem publicada por VEJA em fevereiro, segundo a qual, a pedido do ex-ministro Edinho Silva, além das três legendas, PP e PDT também levaram cada um sete milhões de reais da empreiteira. A informação sobre o acerto consta dos acordos de delação premiada de Alencar e de Marcelo Odebrecht, ex-presidente da empresa.

Conforme VEJA antecipou, Odebrecht e Alencar delataram em seus acordos que a propina foi paga, através de caixa dois, diretamente aos partidos beneficiados e saiu do Setor de Operações Estruturadas da Odebrecht, que cuidava do dinheiro sujo da empreiteira. Em alguns casos, o repasse foi feito em dinheiro vivo. O tempo de TV foi crucial para a vitória de Dilma na disputa da reeleição – no primeiro turno, sua coligação, que contava ainda com PMDB, PSD e PR, teve onze minutos e 24 segundos no total; o segundo colocado nesse quesito, o tucano Aécio Neves, dispunha de quatro minutos e 35 segundos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário