Páginas

BUSCA NO BLOG

segunda-feira, 12 de junho de 2017

TITULAR DA EDUCAÇÃO DO RN COORDENA ENCONTRO DO GT DE FORMAÇÃO CONTINUADA DO CONSED

A secretária de Educação do RN, professora Cláudia Santa Rosa participou do terceiro e último encontro do GT de Formação Continuada de Professores, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação e o movimento Todos Pela Educação na última sexta-feira (09), em São Paulo. Na ocasião, foi elaborado um documento que servirá de referência para todo o Brasil.  

De acordo com a professora Cláudia, tal documento é o resultado da produção de um grupo de trabalho – que teve ela e a secretária do estado do Mato Grosso do Sul, professora Cecília Motta como coordenadoras -, formado por técnicos representantes das secretarias estaduais de Educação de todo o Brasil e também da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). “Esse documento traz considerações do que é relevante para considerar nas políticas de formação continuada de professores, algumas que são direcionadas ao MEC e considerações que são direcionadas às Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Não é um documento de caráter impositivo e nem são diretrizes. A ideia é que cada secretaria se enxergue nesse documento”, declarou. Cláudia Santa Rosa, diz que o GT de Formação Continuada tem um valor imenso para o Consed e para a Undime. “É um ganho para o país poder reunir representantes de todos os estados numa produção que, não temos dúvidas, será um documento com muito valor, pois é fruto de uma produção coletiva”, ressaltou Santa Rosa.  “Daqui saiu o resultado do que acreditamos que possa ser uma formação continuada adequada, em que o aluno não se evada, não reprove, mas acima de tudo, que ele aprenda. 

Essas diretrizes foram na verdade pinceladas em cima da realidade, da prática, e não só das questões teóricas”, destaca Motta. Para a coordenadora de projetos do Consed, Emília Marinho, a principal contribuição do grupo de trabalho é fortalecer o que tem sido desenvolvido de formação continuada nas secretarias estaduais, compartilhar e aperfeiçoar o conhecimento à luz do que é feito em outros locais. “Não estamos apenas trocando práticas, mas desenhando estratégias melhor definidas para apresentar aos secretários e implementar com as equipes de formação. Essa é a principal contribuição”, explicou. METODOLOGIA  Um dos diferenciais do GT é o apoio da metodologia de trabalho do Instituto Tellus. Germano Guimarães, diretor do Instituto, explica como funciona: “A metodologia que a gente utiliza, do Design Thinking, tem o objetivo de entender de forma profunda, quem são esses professores. Como são essas redes que a gente está atuando. E a partir disso, de forma sistêmica, entender quais são os desafios que as redes tem em relação à formação de professores. Temos um processo de ideação, criação, brainstorm, para saber quais são as possibilidades de ideias e soluções para a implementação da Base”, explicou. No mês de agosto, o documento elaborado pelo GT será submetido ao Fórum dos Secretários Estaduais de Educação. Também será apresentado, através da Undime, aos secretários dos municípios através dos presidentes de cada Undime. Em outubro será realizado um seminário para apresentação e discussão desse documento. O GT de Formação Continuada de Professores é realizado pelo Consed, em parceria com o movimento Todos Pela Educação e a Undime. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário