Páginas

BUSCA NO BLOG

quinta-feira, 12 de outubro de 2017

COLUNA DO JOAQUIM PINHEIRO


*Foto: José Aldenir / Agora Imagens
*Côncavo e Convexo
A internet e as redes sociais deram outra dinâmica à vida e ao dia a dia das pessoas com os mais positivos avanços e facilidades. Hoje, resolve-se quase tudo com apenas um toque numa tela de celular, a exemplo de uma operação financeira, uma compra ou venda de produtos ou uma simples troca de ideias. A internet aproxima os que estão distantes, mas também afasta os que estão próximos. Um verdadeiro paradoxo. Mas o Brasil é o País dos paradoxos. É um meio de comunicação fantástico – eficiente, ágil, mas também vulnerável demais. Tem ajudado as pessoas nas diversas formas do relacionamento humano. Nos negócios, no lazer, no entretenimento, constituindo-se num instrumento indispensável à vida das pessoas nos mais diversos segmentos da sociedade.
Entretanto, a internet tem o lado da negatividade, e são muitos, a começar pela invasão de privacidade e uso pela bandidagem. Como a internet facilita a ação de bandidos marginais, inclusive detentos que agem de dentro dos presídios disseminando o terror. Criou também um contingente de imbecis divulgando futilidades e agredindo os outros. Enquanto isso, não existem regras eficazes e efetivas para coibir os abusos praticados a todo instante. Verifica-se ataques, agressões, difamações, calúnias e injúrias de toda ordem, sem que sejam penalizados por isso. É como se existisse uma perda de controle total por parte das autoridades. Crime de pedofilia, assaltos a bancos e residências ficaram mais fáceis a partir da invenção da internet e redes sociais. O celular, entretanto, tornou-se um instrumento indispensável à prática do bem, mas infelizmente, também para o mal. Em determinados momentos são incitados o ódio, a violência, a divisão, a intolerância. A liberdade de expressão é garantida a todos pela Constituição Brasileira, desde que não atinjam a privacidade e a honra alheias. É o côncavo e o convexo.
*Leitura rápida
Cooperação Técnica
+ O diretor da Escola da Magistratura, desembargador Cláudio Santos, reuniu-se com o reitor da UERN – Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Pedro Fernandes. Na pauta, a formação de convênios para instalação de curso de mestrado em direito público e governança. O termo de cooperação técnica, científica e educacional visa o desenvolvimento e execução conjunta de programas e projetos voltados para capacitação de magistrados e servidores do Poder Judiciário do Estado.

Decisões Moralizadoras
+ Cláudio Santos deverá pedir aposentadoria no início do próximo ano quando ficará apto para se filiar a um partido político visando disputar o Governo do Estado. O nome do desembargador começou surgir nos meios políticos a partir do momento em que adotou decisões moralizadoras durante o seu período como presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.
Expectativa e Ansiedade
+ Nos meios políticos comenta-se que em breve, possivelmente ainda esta semana, acontecerão novidades na política do Rio Grande do Norte com novas decisões da justiça envolvendo “figurões” da política local. É grande a expectativa e ansiedade, também.

Furacões e Gasolina
+ Só era o que faltava: os furacões no exterior estão provocando aumentos de combustíveis no Brasil. Outra: depois que o governo petista depredou a Petrobras a gasolina está aumentando toda semana.
Fúlvio Vereador
+ Fúlvio Souto é o mais novo vereador de Natal. Ele assumiu o mandato em substituição ao titular Klaus Araújo, do Solidariedade, que pediu licença para assuntos de interesses pessoal. Fúlvio foi assessor parlamentar da Câmara Municipal, chefe de Gabinete do Instituto de Previdência de Natal, entre outros cargos que exerceu recentemente.

+ Frase do cientista Pablo Capistrano: “a gente está num momento em que o novo não está presente e o velho ainda não morreu”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário