Páginas

BUSCA NO BLOG

terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

FAMÍLIA POTIGUAR DOA ÓRGÃOS DE CRIANÇA FALECIDA E SALVA TRÊS VIDAS AO REDOR DO BRASIL


O ano de 2019 começou com excelentes resultados no contexto da doação de órgãos no Rio Grande do Norte. O número de doações efetivas de múltiplos órgãos (aquelas em que os órgãos são captados) triplicou, comparando janeiro de 2019 com o mesmo período de 2018. Isso porque, em janeiro do ano passado, foram 3 doações efetivas, enquanto em 2019 o número chegou a 9 doadores efetivos. “É a primeira vez que é registrado este número de doadores em um único mês. 

O aumento no número de doações tem impacto direto na elevação também do número de transplante de órgãos e tecido no estado. Somente em janeiro de 2019 já foram realizados 16 transplantes renais”, comemora Raissa Marques, coordenadora de Central Estadual de Transplantes do RN (CET). Atualmente, o RN realiza transplantes de rins, córnea e medula óssea. A lista ativa de espera para o transplante renal, atualizada em janeiro de 2019, conta com um total de 208 pacientes inscritos. Já a lista de espera por um transplante de córnea é de 186 pacientes.

Captações
No último domingo (10), a CET, junto à Organização de Procura de Órgãos (OPO), intermediou duas captações em Mossoró. Uma aconteceu no Hospital Tarcísio Maia e outra no Hospital Wilson Rosado, no qual a doadora foi uma criança de 1 ano e 10 meses. Os pais são doadores declarados em vida e perguntaram sobre a possibilidade de doar os órgãos. O ato salvou a vida de três crianças – o coração foi transplantado em uma criança com meses de vida, em Brasília, o fígado e os rins foram transplantados em crianças em Pernambuco.

Números
Em todo o ano de 2018, foram realizados 265 transplantes no estado, sendo 162 de córneas, 62 de medula e 41 de rins. O número de doações foi de 36 para múltiplos órgãos e 112 para córneas. “A doação de órgãos e tecidos é um gesto solidário que permite às famílias que perderam seus entes queridos a oportunidade de deixar parte deles vivendo em outras pessoas. A vida não se extingue e sim se transmite sob forma de amor ao próximo. Este nobre gesto tem contribuído para salvar ou melhorar a qualidade de vida de milhões de pessoas em todo o Brasil”, finalizou Raissa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário