Páginas

BUSCA NO BLOG

quarta-feira, 6 de março de 2019

MANGUEIRA É A CAMPEÃ DO CARNAVAL 2019 DO RIO

Terceiro carro alegórico da Mangueira abordou o Quilombo dos Palmares — Foto: Rodrigo Gorosito/G1

A Mangueira é a grande campeã do carnaval 2019 do Rio de Janeiro. Para conquistar o seu 20º título, a Mangueira deu uma aula de história na Sapucaí. Mas foi uma história alternativa, com destaque para heróis da resistência negros e índios em vez dos personagens tradicionais das páginas de livros escolares. 
Quadra da Mangueira em festa durante a apuração das notas — Foto: Rodrigo Gorosito/G1
O enredo “História pra ninar gente grande” foi assinado pelo carnavalesco Leandro Vieira e contado em 24 alas e cinco alegorias. Em busca do título, a Mangueira exibiu uma bandeira do Brasil com as cores da escola no final do desfile.
Bailarinos da comissão de frente da Mangueira  — Foto: Rodrigo Gorosito/G1
Com 3.500 componentes, a escola verde e rosa apresentou heróis como o guerreiro Sepé Tiaraju, que tentou evitar o massacre dos guaranis pelas tropas de Portugal e da Espanha. 
Carro abre-alas "Mais invasão que descobrimento", da Mangueira — Foto: Rodrigo Gorosito/G1
Foram recontadas batalhas entre índios e portugueses, com tribos dizimadas. Uma das alas mostrou os índios Cariris e sua luta para que o Nordeste não fosse invadido, em um conflito de mais de 50 anos. 
Um grupo de musas da comunidade chamou a atenção por representar importantes mulheres negras, como Acotirene, matriarca do Quilombo dos Palmares, e Adelina Charuteira, da campanha contra a escravidão no Maranhão. Outro momento de representação feminina foi um dos carros foi empurrado apenas por mulheres.

Veja o resultado final do carnaval 2019 do Rio — Foto: Arte/G1
Ala de passistas homenageia heróis da resistência quilombola na Mangueira — Foto: Rodrigo Gorosito/G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário