Páginas

BUSCA NO BLOG

quarta-feira, 11 de março de 2020

BRASIL/SAÚDE: VACINA CONTRA GRIPE FOI ANTECIPADA E COMEÇA DIA 23 DE MARÇO


A Campanha Nacional contra influenza começa no próximo dia 23 de março. Idosos e profissionais da saúde compõem os primeiros grupos a receberem a vacinação. Antes, as crianças eram as primeiras a receberem a proteção. O Ministério da Saúde inverteu a ordem dos grupos prioritários por considerar a faixa acima de 60 anos mais vulnerável quando se trata de doenças respiratórias que podem levar a óbito. Outra justificativa é evitar que os idosos não se desloquem aos locais de vacinação no período esperado para a circulação do coronavírus no país.

Para essa tomada de decisão, o Ministério da Saúde levou em consideração os dados sobre a infecção pelo coronavírus que revelam uma preponderância de gravidade em idosos. Apesar da vacina contra Influenza não ter eficácia contra o coronavírus, a imunização vai auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na hora da triagem para o COVID-19, possibilitando um diagnóstico mais rápido.  “Precisamos proteger os mais vulneráveis e os que estão na linha de frente no atendimento. É importante garantir que essas pessoas tenham acesso à informação para evitar filas nos postos de saúde. Nosso desafio é realizar a campanha com segurança e evitar aglomerações. O Programa Nacional de Imunizações do Brasil (PNI) está preparado”, explicou o secretário em Vigilância e Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira. Ao anunciar as medidas, na última sexta-feira (6), o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, aproveitou para destacar que “as influenzas A e B são mais comuns que o coronavírus e a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe diminui a situação endêmica dos vírus respiratórios no país, por isso é tão importante que as pessoas que fazem parte do público-alvo da campanha procurem uma unidade de saúde”, concluiu.

A segunda fase da vacinação começa no dia 16 de abril e é destinada aos professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, além da previsão de incluir já nessa fase os doentes crônicos. O Dia D da campanha será no dia 9 de maio quando começam a ser vacinadas as crianças entre seis meses e menores de seis anos. Também serão contemplados nessa fase, pessoas com mais de 55 anos, gestantes, mães no pós-parto, indígenas e portadores de condições especiais. A campanha este ano segue até dia 23 de maio. Nas nove primeiras semanas de 2020, contabilizadas até o dia 29 de fevereiro, foram registrados 90 casos de influenza A (H1N1), 28 deles, foram contabilizados em São Paulo, 14 na Bahia, 12 no Paraná e um caso no Maranhão. O ministério contabiliza seis óbitos, cinco no Paraná e um no Maranhão.

Produção das vacinas
Para a campanha nacional, o Instituto Butantan está produzindo 75 milhões de doses que previne contra os três tipos de vírus de influenza que mais circularam no ano anterior. Historicamente a campanha de vacinação contra gripe (Influenza) acontecia na segunda quinzena de abril, mas será realizada com antecedência, pelo momento que o mundo passa no combate ao coronavírus e em virtude da sequência de confirmação de casos no país. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário