Páginas

BUSCA NO BLOG

domingo, 14 de novembro de 2021

SERVIDORES DA SAÚDE DO ESTADO DO RN SEGUIRÃO EM GREVE

 

Em nota divulgada no site oficial do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do RN (Sindsaúde/RN), a categoria confirmou que continuará em greve pelos próximos dias.

Os Servidores da Saúde Estadual se reuniram na manhã desta sexta-feira, 12, no auditório do Sinpol para mais uma Assembleia da categoria relativa à Greve iniciada no dia 27 de outubro. Após votação, a categoria decidiu pela prosseguimento da luta durante esse período importante de negociação das pautas com o Governo. Uma nova Assembleia para discussão do progresso da greve foi marcada para a próxima sexta-feira, 19. 

Na ocasião, a Assessoria Jurídica do Sindsaúde/RN, representada pelo advogado Plínio Fernandes, sanou as dúvidas dos trabalhadores sobre a nova tabela do PCCR apresentada na Reunião Extraordinária da Mesa SUS, realizada no dia 09/11 (confira o documento na íntegra).

Por que continuar a greve? 
Na Mesa SUS, que ocorreu na última quinta-feira, 11, ficou acordado entre a Comissão da Produtividade e os sindicatos, que até o dia 16 de novembro, as entidades vão se reunir e enviar suas considerações sobre a proposta. Para que no dia seguinte, quarta-feira 17, os membros da Mesa voltem a se encontrar para discutir a minuta em cima das contribuições dos sindicatos. Sem a minuta da produtividade não tem negociação. 

As faltas relativas à greve dos servidores ainda não foram abonadas, sendo assim, a greve não pode ser encerrada enquanto existir essa pendência. Além disso, o PCCR que deveria ser entregue ao legislativo até o próximo dia 15, ainda não foi fechado. Faltam as interferências do Ministério Público, ou seja, ainda há pontos a serem incluídos.

A questão do ponto eletrônico também ainda não foi resolvida. O Sindsaúde/RN batalha hoje pela implantação isonômica do método e pelo uso do aparelho que oferece o comprovante material da entrada e saída dos servidores. Por fim, Plínio Fernandes destacou que "a luta precisa continuar porque ainda não tiramos a questão da produtividade do papel". 

O que conquistamos até aqui? 
A nova tabela proposta pelo Governo tem um aumento em 5% da base de cálculos considerando o nível 1 do GNS com reflexos em todos os níveis de todos os grupos. Houve também, por reivindicação do Sindsaúde/RN, um acréscimo do incentivo à qualificação no patamar de 5%, para os servidores de Nível Fundamental que tiverem  diploma/certificado de nível médio ou técnico (que haviam ficado de fora da última proposta).

Além disso, o incentivo à qualificação será garantido a todos os servidores, independente da Jornada de trabalho, ao contrário da proposta defendida pelo Secretário na Mesa Sus anterior (que entendia que o incentivo seria apenas para os servidores com 40h de jornada).No que se refere aos servidores lotados em unidades municipalizadas, o governo e a Comissão garantiram o enquadramento nos termos do texto originalmente proposto. A minuta final da Lei ainda não foi apresentada pela comissão, em função de algumas alterações decorrentes das negociações e solicitadas pelo Ministério Público.

Não há conquista para os trabalhadores fora da luta! Vamos seguir firmes.

Fonte: Portal Grande Ponto

Nenhum comentário:

Postar um comentário