Páginas

BUSCA NO BLOG

sábado, 30 de dezembro de 2023

PROJETO DIVULGA PRODUÇÃO DE CORDELISTAS DO SERIDÓ

Formado por poemas populares, os cordéis, em sua grande maioria, são escritos em forma de rima e alguns são ilustrados com xilogravuras. As histórias presentes nesses escritos trazem uma abordagem de questões do cotidiano e da cultura popular.Como forma de divulgar a produção dos autores de cordel, o Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres/UFRN) realiza o projeto de extensão Cordelistas do Seridó. Sob coordenação de Lourival Andrade Júnior, professor da unidade acadêmica, os bate-papos possuem uma duração média de dez minutos e são disponibilizados no canal do YouTube da Cordelteca da UFRN Poeta Djalma MotaO projeto foi iniciado em 2022, vinculado ao Departamento de História (DHC) do Ceres. Lourival Andrade Júnior comenta que, na região seridoense, existe uma profusão de poetas em diversas cidades e isso motivou o surgimento da iniciativa, como forma de contribuir com a visibilidade desses artistas populares. De acordo com o docente, a partir da publicação das entrevistas no YouTube, a ação se torna de suma importância, visto que apresenta uma gama de poetas cordelistas para o mundo.

Neste ano de 2023, os participantes do projeto conseguiram realizar um bate-papo com dez cordelistas. Além de Caicó, foram realizadas, também, entrevistas nos municípios de Carnaúba dos Dantas, Tenente Laurentino Cruz, Florânia, Parelhas e Currais Novos. O professor explica como ocorre o processo de pré-produção das entrevistas: “o bolsista do projeto, André Felipe, entra em contato com os cordelistas e seguimos para a cidade de cada entrevistado. Muitas vezes não conseguimos entrevistar todos por conta de compromissos dos poetas, mas daremos continuidade em 2024”.

Um fator importante do projeto é que permite que eles passem também a se conhecer e a trocar informações e produções a partir das entrevistas, é o que diz Lourival Andrade Júnior. Para o docente, a atividade aproxima o público dessa produção, que é Patrimônio Imaterial do Brasil, e conecta poetas de diversas cidades. “O projeto sendo aprovado nos editais para execução em 2024, pretendemos entrevistar novos cordelistas em Caicó e retornar para Currais Novos, Parelhas e Tenente Laurentino Cruz para conversarmos com aqueles que não puderam participar em 2023”, esclarece.

Cordelteca da UFRN Poeta Djalma Mota
O projeto está vinculado à Cordelteca da UFRN Poeta Djalma Mota, que existe desde 2016 e funciona em uma sala da Biblioteca do Ceres, em Caicó. Atualmente, o espaço possui 4.287 folhetos em seu acervo. Os cordéis estão sendo digitalizados para facilitar a pesquisa de qualquer pessoa que queira utilizar essa fonte em seus trabalhos. Para Lourival Andrade Júnior, o Cordelistas do Seridó vem agregar esse trabalho, utilizando o audiovisual para divulgar a produção local e os poetas da região.

FONTE: WLLANA DANTAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário