Páginas

BUSCA NO BLOG

quarta-feira, 27 de novembro de 2024

GOVERNO RN: FÁTIMA ANUNCIA QUE LULA VIRÁ EM MARÇO PARA INAUGURAR BARRAGEM DE OITICICA

A governadora Fátima Bezerra (PT), ao lado dos ministros Rui Costa (Casa Civil) e Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), anunciou que as obras da Barragem de Oiticica, no município de Jucurutu, na região Seridó, serão concluídas até dezembro e, no início do primeiro semestre do próximo ano, serão oficialmente inauguradas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “A parede da Barragem de Oiticica vai ser concluída até o final de dezembro. O presidente Lula deverá entregar a obra oficialmente no início do primeiro semestre do ano que vem”, declarou Fátima, em entrevista coletiva na sede da Governadoria do Estado.

O ministro Rui Costa disse que “há um indicativo” para que o presidente venha entregar a obra em março do próximo ano, mas a data ainda será confirmada com a agende de Lula. A ideia dos governos federal e estadual, segundo apurou nossa reportagem, é que a inauguração ocorra em uma data simbólica para os nordestinos: 19 de março, quando é comemorado o Dia de São José. De acordo com a crença popular dos sertanejos, quando chove nesta data, é certeza de que o ano será de inverno próspero. “Essa é uma grande obra, simbólica e muito importante para o abastecimento hídrico do estado”, comentou Rui Costa.

Histórico
As obras da Barragem e do Complexo de Oiticica foram iniciadas há 11 anos, no primeiro governo da ex-presidenta Dilma Rousseff (PT). O custo total deve chegar a um orçamento de R$ 893 milhões, segundo a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

Após a conclusão do barramento do reservatório, restarão ainda duas agrovilas, cujas obras só devem ser finalizadas em dezembro de 2025, além de outras obras complementares, ainda segundo a Semarh.

A Barragem de Oiticica, quando estiver concluída, será o terceiro maior reservatório do RN, com capacidade de armazenamento de 590 milhões de metros cúbicos de água. A obra garantirá a segurança hídrica, o abastecimento humano, irrigação para a agricultura familiar e desenvolvimento socioeconômico para 800 mil habitantes de 42 municípios da região Seridó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário