Páginas

BUSCA NO BLOG

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

SAI ANA DE HOLLANDA, ENTRA MARTA SUPLICY NA CULTURA

A senadora Marta Suplicy (PT-SP)(Foto2) é a nova ministra da Cultura. Ela vai ocupar o lugar da compositora Ana de Hollanda (Foto1), que ocupava o cargo desde o início do governo da presidente Dilma Rousseff, em janeiro de 2011. Ana anunciou sua saída, nesta terça-feira, em audiência no Palácio do Planalto. Irmã do compositor Chico Buarque, Ana de Hollanda é cantora e fez carreira na burocracia estatal, trabalhando inclusive na Funarte. Sua gestão tem sido marcada por críticas e em diversas oportunidades o Planalto precisou negar a saída da ministra. Parte dessas críticas era devido à política sobre direitos autorais defendida pela pasta, à suspensão de pagamento de convênios e à retirada do selo Creative Commons (licença para uso de conteúdo) do site do MinC. 

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República divulgou nota destacando que presidenta agradeceu à ministra Ana de Hollanda pelo "o empenho e os relevantes serviços prestados ao país" à frente da pasta." A nota registra ainda que Dilma manifestou a confiança de que Marta Suplicy, "que vinha dando importante colaboração ao governo no Senado", dará prosseguimento às políticas públicas e aos projetos na área de cultura. A posse está marcada para as 11h desta quinta-feira (13). A indicação da senadora Marta Suplicy  para o Ministério da Cultura no lugar de Ana de Hollanda, gerou repercussões na rede social Twitter. As expressões "Marta", "Ministério da Cultura", "Marta Suplicy", "Ana de Hollanda" e "MinC", figuraram no "Trending Topics", ferramenta que mede os dez tópicos mais falados na rede social por usuários do País.

Houve manifestações favoráveis e contrárias dos usuários. Partidos de oposição criticaram a indicação de Marta, que ocorreu pouco tempo depois de ela ter entrado definitivamente na campanha do candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad. Ela foi preterida por Haddad na disputa. "Blog do PPS: Preço do apoio a Haddad é o Ministério da Cultura? Escambo eleitoral: A fatura foi paga à vista. Lulalá!", afirmou o partido em seu Twitter oficial. O PSDB também manifestou-se contrário à indicação. Marta também usou a rede social para agradecer a indicação. "Aceitei o honroso convite da presidenta Dilma Rousseff para assumir o Ministério da Cultura", disse perto das 17h. Em seguida, agradeceu o apoio de outros usuários da rede. "Agradeço as manifestações que estão chegando e podem ter certeza que vou dar o melhor de mim como sempre fiz nos cargos públicos que ocupei."

Nenhum comentário:

Postar um comentário