Páginas

BUSCA NO BLOG

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

COLUNA DE TULIO LEMOS DO JORNAL DE HOJE…

CANDIDATURA
A deputada Márcia Maia aproveitou o desgaste da governadora Rosalba Ciarlini e lançou a mãe candidata novamente ao Governo, mesmo Wilma tendo descartado a possibilidade. Como em política nenhuma hipótese pode ser descartada, o lançamento do nome de Wilma cria dificuldades internas no grupo da oposição.

PESQUISA
Márcia Maia afirmou que pesquisas de opinião definirão o nome da oposição em 2014. Balela. Quando estava no Governo, Wilma disse a mesma coisa e não cumpriu. Ignorou as pesquisas e perdeu a eleição.

FORTE
O nome de Wilma de Faria é forte em qualquer circunstância. Mas dificilmente ela irá enfrentar uma campanha majoritária com alto risco e custo elevado. A mãe de Márcia deverá mesmo ser candidata a deputada federal, para fugir da exumação de escândalos indigestos que podem comprometer uma candidatura ao Executivo. Porém, independente da escolha, o nome de Wilma é forte e não pode ser desprezado.

PREJUÍZO
O maior prejudicado com a possibilidade de Wilma ser candidata ao Governo é o vice-governador Robinson Faria, que caminhava aparentemente sozinho para ser o candidato da oposição ao grupo de Rosalba. Com Wilma no páreo, o pai de Fábio precisa primeiro resolver as divergências internas para conquistar novos apoios.

PASSADO
Márcia Maia quer fazer com Rosalba o que Carlos Eduardo fez com Micarla. Ou seja: O desgaste profundo pode provocar um sentimento de saudade do gestor medíocre, que se transformaria em antítese do fracasso. Na prática foi assim que ocorreu em Natal.

PASSADO II
Carlos Eduardo fez um Governo medíocre, mas sem escândalos. Sua sucessora gastou o tempo tentando culpar o passado pelo fracasso presente e viu o desgaste agigantar-se. Resultado: Carlos Eduardo foi resgatado como salvador diante do caos.

FUTURO
Márcia imagina que Rosalba segue os passos de Micarla e que Wilma seria beneficiada pela repetição da tragédia em maior escala. Ou seja: Rosalba afunda o RN e o eleitor lembra da gestão Wilma para salvar o Estado. São situações diferentes, em circunstâncias diferentes e dimensões idem. O que não se pode perder de vista é que Wilma de Faria tem discurso no interior do RN e não precisa de muletas para chegar ao eleitorado.

SAÚDE
Ainda querendo que a situação seja a mesma, Márcia Maia faz comparação administrativa do passado com o presente e cita que o povo sente saudade da gestão de Wilma na Saúde. Márcia fala como filha. Deve ter morado fora quando a mãe foi governadora. A saúde de Wilma foi tão desastrosa quanto é a de Rosalba.

ERRO
Opinião que circula nos gabinetes de deputados na Assembleia é que a candidatura de Fábio Dantas para a vaga de Conselheiro do TCE sofreu um revés com a participação nada amigável do sindicato dos servidores do Tribunal. O tom ameaçador do texto sindical teve efeito contrário junto ao Parlamento.

TRAGÉDIA
A governadora Rosalba Ciarlini inaugurou uma sala de ‘monitoramento de tragédias’. Vai ter muito trabalho. Afinal, seu Governo tem sido um festival de tragédia em praticamente todas as áreas.

MUDANÇA
Na campanha para prefeito de Tangará, o ex-prefeito Gija andava em um Fiat Uno; depois da vitória de seu filho, ele apareceu num carrão de luxo. Transformação.

HOMENAGEM
O deputado Henrique Alves prestou uma homenagem ao PSD do vice-governador Robinson Faria, na Câmara dos Deputados. É uma paquera do PMDB insatisfeito com a Rosa com o PSD rompido com o DEM. Depois do evento na Câmara, Robinson e Fábio Faria foram ao gabinete do ministro Garibaldi Filho. Vai dar namoro.

CHOQUE
O futuro secretário Chefe da Casa Civil de Carlos Eduardo, jornalista Sávio Hackradt, já sente o próprio prefeito eleito. Para responder ao deputado Fernando Mineiro, que afirmou ao Novo Jornal que o filho de Agnelo estava cooptando pessoas do PT e até de outros partidos, como o próprio Sávio, que deixou o PC do B para se filiar ao PDT, ele disse: “Ele não tem autoridade para usar meu nome em coisa nenhuma. Não reconheço Mineiro para falar sobre mim em coisa nenhuma”.

ARROGÂNCIA
As palavras do futuro secretário soam muito arrogantes, agressivas e desproporcionais, principalmente para quem vai ocupar um cargo que precisa de serenidade para pacificar conflitos e administrar crises. Aliás, Sávio diz que não foi ‘cooptado’, foi ‘convidado’ por Carlos Eduardo. Diferença gigantesca; mais ou menos seis ser diferente de meia dúzia.

LIVRO
O ex-deputado João Faustino lança amanhã, o livro “Eu Perdoo”, que traz momentos tristes e até trágicos da vida do autor. Faustino fala da morte do pai e as conseqüências familiares, a derrota para Geraldo Melo em 1986

Nenhum comentário:

Postar um comentário