Páginas

BUSCA NO BLOG

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

COLUNA DE TULIO LEMOS DO JORNAL DE HOJE…

OPOSIÇÃO
Não passa pela cabeça do prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) a possibilidade de disputar um novo mandato em 2014, mesmo resgatando Natal da situação lamentável em que se encontra. O gestor sabe que um passo em falso no próximo ano pode rachar seu grupo político e ainda diminuir sua força.

OPOSIÇÃO II
Além disso, Carlos Eduardo sabe da importância que terá como prefeito de Natal durante a realização da Copa do Mundo de 2014, quando certamente concederá entrevistas e terá uma publicidade gratuita do seu trabalho para todo o país. É forte candidato a reeleição em 2016. Aí sim, depois disso, trabalhará para ganhar o estado.

OPOSIÇÃO III
Na fila mesmo pela candidatura ao governo do RN está o vice-governador Robinson Faria (PSD). Este sim, dificilmente, abrirá mão da disputa como foi obrigado a fazer em 2010. E, para isso, conta com a consciência da vice-prefeita Wilma de Faria (PSB), que não pode correr o risco de ficar sem mandato e ver sua liderança diminuir mais ainda. Na Câmara Federal, a ex-governadora tem tudo para ser uma liderança nacional do seu partido.

OPOSIÇÃO IV
Detalhe importante no jogo político eleitoral potiguar, a posição do PMDB pode ser fundamental no processo. Caso os primos Henrique Alves e Garibaldi Filho confirmem os rumores e deixem a barca rosalbista, as chances de êxito de Robinson crescem substancialmente. Afinal, não dá para menosprezar o apoio político de um senador com mais de 1 milhão de votos.

DÚVIDA
Este interino ainda não conseguiu entender a decisão tomada pelo governo do estado com relação ao orçamento 2013. Aliás, alguns deputados também não. Pelo que se comenta, a governadora Rosalba Ciarlini enviou um novo projeto para ser analisado pela Assembleia Legislativa, o que se não for irregular é inédito na história do Brasil. Afinal, o orçamento de uma temporada é sempre votado no final do ano anterior.

CRISE
Por falar na Rosa, a governadora realiza reunião esta noite para discutir os efeitos da seca no Rio Grande do Norte. No interior potiguar, animais morrem aos montes devido à estiagem. Um problema do século passado que parece não ter solução. Pelo menos para os políticos brasileiros.
MISTÉRIO
Sherlquinho, mesmo de ressaca pelas longas férias do titular deste espaço, tem a informação que uma empresa de ônibus contratou a peso de ouro um ex-secretario da SEMOB para atuar como lobista junto ao órgão. Quem será???

PRECATÓRIOS
Semana de expectativa para o judiciário potiguar. Está previsto para amanhã o início do julgamento dos desembargadores Oswaldo Cruz e Rafael Godeiro pelo caso que ficou conhecido como escândalo dos precatórios. Segundo a Operação Judas, milhões de reais foram desviados do Tribunal de Justiça do RN. É hora de se fazer Justiça.

GESTORES
A presidente Dilma Rousseff começa a receber a partir de hoje todos os prefeitos que assumiram seus mandatos no último dia 1º de janeiro. O evento vai servir para mostrar a força política da petista e ainda apresentar programas do governo federal para os administradores municipais. Comitiva grande do RN está presente na capital federal.

FOGO…
Em meio a um silêncio ensurdecedor até mesmo dos seus adversários na disputa pela Presidência da Câmara, eis que um membro do próprio PMDB foi a público para falar da mais recente denúncia contra o deputado federal Henrique Eduardo Alves. Principal liderança da legenda na Bahia, o ex-ministro Geddel Vieira Lima disse por meio de uma rede social que o assessor do parlamentar, Francisco Bruzzi, é um “batedor de carteira de dinheiro público”.

… AMIGO.
Para quem não conseguiu ler a revista Época neste final de semana, Bruzzi é acusado de receber propina em nome de Henrique para facilitar contratos da Gautama, empresa do empreiteiro Zuleido Veras, com o governo de Alagoas. A suspeita faz parte da investigação da Polícia Federal dentro do inquérito da Operação Navalha, deflagrada em 2007.

ELEITO I
Favorito na disputa, Henrique Alves teve seu perfil publicado no portal da Câmara Federal também neste final de semana. Segundo a matéria, o deputado mais antigo da casa com 11 mandatos considera como fato mais marcante da sua trajetória política a promulgação da Constituição de 1988. Além disso, o peemedebista foi um dos autores do projeto que originou a minirreforma eleitoral  e da proposta que estabeleceu novos critérios para a distribuição do fundo partidário.

ELEITO II
Ao longo dos seus 11 mandatos, o deputado fez mais de mil intervenções em Plenário (discursos, apartes, apresentação de relatórios e de projetos, encaminhamentos de votações etc.) e apresentou 672 propostas, entre projetos de lei, propostas de emenda à Constituição, requerimentos e outras. Henrique também foi relator de 57 matérias, com destaque para a Medida Provisória que criou o programa Minha Casa, Minha Vida e o regime de partilha da produção de petróleo do pré-sal.

LUTO
Depois de um domingo para esquecer, o blogueiro é mais um brasileiro que está em estado de choque com o desastre ocorrido em Santa Maria, Rio Grande do Sul. Não há como amenizar o sofrimento dos que perderam parentes e amigos, sufocados por um destino interrompido. Só nos resta esperar que o incêndio se apague para que a dor diminua um pouco, porque esquecer será difícil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário