Páginas

BUSCA NO BLOG

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

EM CASTEL GANDOLFO, BENTO XVI SE DESPEDE E DÁ ÚLTIMA BENÇÃO AOS FIÉIS

Sob aplausos, Bento XVI deixou o Vaticano por volta das 13h (horário de Brasília) desta quinta-feira (28/2). Uma breve cerimônia de despedida foi realizada pela guarda suíça e, em seguida, ele embarcou em um helicóptero que o conduziu a Castel Gandolfo, a residência de verão dos papas, onde viverá durante dois meses. Durante a manhã, Bento XVI se reuniu com os cardeais na Sala Clementina do Vaticano, no último dia do pontificado de Joseph Ratzinger. O papa alemão, de 85 anos, renunciou após oito anos no trono de Pedro, alegando "falta de forças".

Ao chegar houve uma breve saudação da sacada do suntuoso palácio. Bento XVI abençoou centenas de fiéis visivelmente emocionados. "Não sou mais pontífice, e sim um peregrino". Pouco antes, foi divulgado a última mensagem do Twitter pessoal do papa, onde ele agradeceu novamente o apoio da comunidade católica. "Obrigado por vosso amor e seu apoio. Coloquem Cristo no centro de vossas vidas". Às 20h (16h de Brasília) sua renúncia se tornará oficial e o Vaticano entrará oficialmente em "sede vacante" - período em que, segundo o direito canônico, a Igreja Católica Apostólica Romana fica sem ocupante em sua cadeira principal, a do papa neste caso -, abrindo caminho para a celebração de um conclave que deverá eleger o próximo chefe da milenar instituição.

Obediência
No discurso desta manhã, ele agradeceu a Deus por ter feito a Igreja crescer na comunhão, de modo que o colégio de cardeais permanece unido hoje. Bento XVI ofereceu ao futuro papa uma "incondicional reverência e obediência". "Que o Colégio dos Cardeais seja como uma orquestra", afirmou o Papa após ressaltar que a diversidade deve conduzir à harmonia, em referência à eleição de seu sucessor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário