Páginas

BUSCA NO BLOG

segunda-feira, 17 de junho de 2013

COLUNA DE TULIO LEMOS DO JORNAL DE HOJE…

MAGISTRADO
O deputado Henrique Alves sinaliza que quer atuar como o comandante do pleito de 2014. Confortável no desgastado Governo Rosalba Ciarlini, o gêmeo de Ana Catarina quer estabelecer regras para a sucessão estadual. Protela a discussão a respeito da posição do PMDB e tenta evitar que os demais partidos debatam o tema.

SAÍDA
Henrique afirmou, em entrevista à Tribuna, que aprendeu a não abandonar o barco administrativo de um aliado em momento de dificuldade. Não foi isso que ocorreu com Micarla. O presidente do PMDB indicou dois secretários para a gestão da Borboleta, mas abandonou o barco quando a gestão afundou e até negou que tivesse indicado os auxiliares.

BASES
A posição de Henrique em relação ao Governo Rosalba Ciarlini, conflita no momento com a opinião da maioria do PMDB no Estado, seja a bancada do partido na Assembleia, os prefeitos da legenda ou a maior liderança do RN, ministro Garibaldi Filho. Todos querem o afastamento do PMDB da atual gestão. Henrique tem o comando mas pode ficar falando sozinho. Mesmo sem adversário aparente, sua voz pode perder a ressonância.

FORÇA
Inegável a força, o prestígio e o poder que o deputado Henrique Alves consegue reunir no momento, especialmente em função do cargo que exerce, de presidente da Câmara dos Deputados. Ele acerta quando fecha os olhos para as questiúnculas locais e tenta abrir as portas em Brasília para gente de diferentes legendas. Mas ele próprio sabe que os políticos só respiram eleição e a sobrevivência política de cada um depende da imagem de gestão e dos aliados que estarão em seu palanque.

VAIA
A presidente Dilma Rousseff desorientou quando levou a primeira vaia da torcida brasileira em Brasília. Não há político que mantenha o raciocínio sob um coro de vaias; principalmente se for uma vaia multiplicada por quase 70 mil pessoas.

DÚVIDA
O senador José Agripino foi redundante ao afirmar, em entrevista a este JH, que Rosalba é sua candidata a reeleição. Desnecessário dizer. Afinal, a Rosa é filiada ao DEM e seria candidata natural a tentar renovar o mandato. Quando o pai de Felipe diz isso, ao invés de reforçar apoio, gera mais dúvidas pelo fato de que o próprio deixa em aberto que Rosalba precisa decidir se será ou não candidata.

SEMELHANÇA
A situação da governadora Rosalba Ciarlini fica cada vez mais parecida com a da então prefeita Micarla de Sousa. À época do contínuo e permanente desgaste, a Borboleta só falava em obras da Copa, do futuro. Não havia praticamente nada de concreto; só sonhos, projetos e propaganda. O fim todo mundo já sabe. O relógio é cruel.

POSSE
O promotor de Justiça, Rinaldo Reis (FOTO), toma posse amanhã como novo procurador geral de Justiça do RN. Sério e comprometido com a instituição, o novo comandante do MP quer intensificar o trabalho das promotorias em todo o Estado, especialmente no combate à corrupção. Rinaldo participa do grupo de trabalho que discute em Brasília, a PEC 37, que quer tirar os poderes de investigação do Ministério Público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário