Páginas

BUSCA NO BLOG

terça-feira, 2 de julho de 2013

COLUNA DE TULIO LEMOS DO JORNAL DE HOJE…

VOANDO
Sherloquinho afirma que o deputado federal Henrique Alves não perde a oportunidade de desfrutar das mordomias proporcionadas pelo cargo que ocupa como presidente da Câmara dos Deputados. A informação de Sherloquinho é que o presidente do PMDB foi ao Rio de Janeiro, assistir à final do Brasil e Espanha, no avião da FAB. Será?

DEFESA
A deputada federal Fátima Bezerra aparece na lista elaborada pelo site Congresso em Foco, como uma das parlamentares que se destacou em defesa da educação. A petista contabiliza importante vitória em seu currículo parlamentar, que será devidamente explorado em 2014. Aliás, citação merecida pela atuação da irmã de Tetê.

INCOMPETÊNCIA
Absolutamente inadmissível a inoperância da Cosern para resolver um problema nas imediações deste JH. Passar três, quatro horas para consertar uma pane elétrica é prova de incompetência. Fora os casos de pessoas que têm prejuízo por causa das oscilações de energia e sofrem duplamente para tentar recuperar um equipamento queimado.

FORTUNA
O prefeito Carlos Eduardo pediu emprestado uma fortuna para realizar uma auditoria na Prefeitura de Natal e preparar um projeto de reforma administrativa em contrato feito com a Falconi. Não seria mais barato utilizar o conhecimento técnico da UFRN para solucionar o problema?

PASSE LIVRE
Os manifestantes que protestam em favor do passe livre, já avisaram que vão acompanhar o voto de cada vereador; quem for contra, vai receber protesto ‘particular’, em sua residência.

DESGASTE
As manifestações que atordoaram os políticos pela origem sem liderança, provocaram desgaste generalizado nos gestores públicos. A presidente Dilma recebeu uma ‘pancada’ e caiu 27% em sua popularidade; o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, do PSDB, perdeu 14 pontos; o prefeito da capital paulistana, Fernando Haddad, do PT, perdeu 16 pontos; no Rio, o governador Sérgio Cabral (PMDB), caiu 30 pontos e o prefeito Eduardo Paes (PMDB), também caiu; perdeu 20 %.

DESGASTE II
A queda de popularidade de gestores de diferentes partidos, reforça a tese que o movimento não é partidário; ele generaliza os políticos e suas siglas. As manifestações são prova de insatisfação da população contra quem governa.

PESQUISA
Por aqui, ainda não foi feita nenhuma pesquisa a respeito da popularidade do prefeito Carlos Eduardo e da governadora Rosalba Ciarlini após os protestos. Se foi realizada, preferiram não divulgar. Mas, a tese é que ambos tenham sofrido também os efeitos das manifestações populares. Afinal, Rosalba já enfrentava desgaste acentuado sem qualquer protesto, como não ficou imune aos movimentos de rua, deve ter caído um pouco mais.

ELEIÇÃO
Claro que é cedo para falar em eleições 2014 a partir dos efeitos das manifestações de rua. Lula quase foi abatido pelo desgaste do Mensalão, mas conseguiu se recuperar e foi reeleito. Com Dilma pode ocorrer o mesmo. Rosalba caminha para o final de seu terceiro ano, sem ter direito a gozar de respaldo popular; também pode se recuperar, mas sua tarefa é extremamente difícil. Já Carlos Eduardo não sofrerá efeitos que possam atrapalhar sua reeleição, pois ainda há um pleito de governador pela frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário