Páginas

BUSCA NO BLOG

terça-feira, 29 de outubro de 2013

COLUNA DE TULIO LEMOS DO JORNAL DE HOJE…

SUSTENTÁVEL
O Governo lançou oficialmente o RN Sustentável, talvez a última tentativa da governadora Rosalba Ciarlini reverter a desaprovação política e mostrar (inclusive dentro do próprio partido) que ainda é viável eleitoralmente. O projeto tem que decolar até o final do ano. E mais: ser acompanhado de uma forte campanha de marketing para divulgar as ações.

(IN)SUSTENTÁVEL
E se o Governo Rosalba reclama até hoje ter recebido o Estado com uma dívida de R$ 800 milhões, a atual gestão vai terminar 2014 com um montante considerável de débito. Afinal, a dívida do Governo Iberê/Wilma não foi totalmente paga e ainda teve o acréscimo do empréstimo junto ao Banco Mundial, a Arena das Dunas, entre outros… A conta pode estar perto dos R$ 2 bilhões.

SEM CASTIGO
O experiente advogado Fabio Hollanda, que já foi juiz eleitoral, acredita que é difícil o deputado federal Betinho Rosado perder o mandato por infidelidade partidária. Não que o Direito do ex-DEM, agora PP seja bom. A questão aí é a falta de tempo para julgar o processo no Tribunal Superior Eleitoral.

SEM CASTIGO II
Afinal, no próximo ano, a Corte máxima da Justiça Eleitoral brasileira estará comprometida com as eleições 2014. A opinião de Fábio Hollanda só ressalta outras já ditas e repetidas nesse sentido. Ao que parece, o máximo que Betinho Rosado vai sofrer com o que fez, será mesmo a fragmentação da base aliada de Rosalba Ciarlini que ele catalisou.

PR
Enquanto isso, parece que o Partido da República segue mesmo o caminho do rompimento. Tanto é assim que na Secretária Estadual de Turismo, o que se comenta é que o secretário Renato Fernandes, do PR, está perto de deixar o cargo. Uma eventual saída dele será uma repetição do que ocorreu com Luiz Eduardo Carneiro, quando o PMDB rompeu com o governo.

FÁTIMA
A deputada federal Fátima Bezerra começou a fazer agora, por meio de sua assessoria de comunicação, o que Wilma de Faria (PSB) está fazendo a alguns meses: tentando pregar a força eleitoral dela divulgando apoios conseguidos no interior do Estado. Na semana passada, a notícia era que Fátima tinha recebido o apoio dos prefeitos do Seridó na candidatura ao Senado.

FÁTIMA II
O problema é que Fátima não é a dona do PT e essa pressão que ela faz dentro do partido, para que os petistas se convenção que a candidatura dela tem que ser prioridade na eleição, não é vista com bons olhos. No PSB, Wilma pode. É a presidente do partido. Fátima, não.

PURO SANGUE
Contudo, é bem verdade que a repetição de uma chapa puro sangue do PT no Rio Grande do Norte seria uma péssima escolha para o partido. A possibilidade de perdas são maiores do que as de conquistas. Mineiro, por exemplo, tem chance mínima de ganhar para o Governo, e ainda perderá o cargo de deputado estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário