Páginas

BUSCA NO BLOG

domingo, 17 de novembro de 2013

INDOMÁVEL COMO O TOURO NO CAPACETE, VETTEL VENCE 8ª SEGUIDA E BATE RECORDE

pódio gp dos EUA sebastian vettel e romain grosjean  mark webber (Foto: Agência AP)
Sebastian Vettel se emocionou no pódio do GP dos EUA (Foto: Agência AP)

Tal qual o touro indomável quebrando um portão de madeira, da pintura especial de seu capacete para a corrida no faroeste texano, Sebastian Vettel segue sem tomar conhecimento dos recordes da Fórmula 1. Neste domingo, em Austin, o mais jovem tetracampeão escreveu uma nova página na história da categoria ao vencer, com a mais absoluta tranquilidade, o GP dos EUA de ponta a ponta. Foi sua 38ª vitória na carreira, a 12ª no ano e a oitava seguida, deixando para trás a marca de sete triunfos consecutivos em uma mesma temporada de seu ídolo Michael Schumacher, em 2004. Na comemoração do alemão da RBR, novos zerinhos diante da animada torcida que lotou as arquibancadas do Circuito das Américas, e choro contido no pódio.
- O carro estava fantástico. O início foi um pouco apertado. Romain fez uma boa largada e eu não sabia se minha performance seria suficiente. No entanto, consegui um bom ritmo, e controlei a vantagem para conquistar minha oitava vitória seguida. Eu não sei como consigo fazer isso, para ser honesto. É quase impossível saber o que dizer neste momento. Gostaria de agradecer ao público. É inacreditável ver mais de 100 mil pessoas em um domingo como estes. E esta é apenas a nossa segunda corrida aqui. A cidade está borbulhando. Após minha estreia em 2007 em Indianápolis voltei ao país ano passado e conquistei o pódio, mas ter vencido neste ano foi sensacional - disse o tetracampeão Vettel.

No encerramento do campeonato, em Interlagos, no próximo fim de semana, Vettel terá a chance de igualar mais duas marcas importantes: as 13 vitórias de Schumacher em um mesmo campeonato (2004) e as nove vitórias seguidas de Alberto Ascari entre os anos de 1953 e 1954. E se Vettel estava, mais uma vez, inalcançável, coube a Romain Grosjean ser o grande destaque do "resto" do pelotão. Dando sequência a sua ótima fase, o franco-suíço da Lotus deixou para trás a outra RBR, de Mark Webber, e terminou em segundo, acompanhado de perto pelo australiano, que completou o pódio. Com os Mundiais de Pilotos e Construtores decididos em favor de Vettel e RBR, além do recorde do alemão, a outra atração da prova era a briga pelas vice-lideranças das competições. Com uma boa atuação, Fernando Alonso levou o limitado carro da Ferrari à quinta posição. E mesmo chegando logo atrás de Lewis Hamilton, seu adversário direto na briga pelo vice, o espanhol assegurou o segundo lugar geral pela quarta vez na carreira.

Já Felipe Massa, que havia antecipado após o treino classificatório que o domingo seria um desastre caso algo não mudasse em seu carro, não conseguiu tirar leite de pedra do bólido vermelho. Discreto, andou fora do top 10 por toda a prova e cruzou a linha de chegada em 13º. Domingo diferente teve seu futuro parceiro na Williams em 2014, Valtteri Bottas, um dos destaques da corrida. O jovem finlandês, que estreou esse ano na F-1, chegou em oitavo e marcou seus primeiros pontos na carreira. E por falar em finlandês, Heikki Kovalainen, substituto do compatriota Kimi Raikkonen, submetido a uma cirurgia na coluna na quinta-feira, sentiu a falta de ritmo. Enquanto Grosjean brilhou ao levar à Lotus ao segundo lugar, o piloto de 32 anos foi despencando pelotão abaixo, terminando em 15º após ter largado em oitavo.

Resultado final
1) Sebastian Vettel (ALE/RBR), 56 voltas em 1h39m17s148
2) Romain Grosjean (FRA/Lotus) + 6s2
3) Mark Webber (AUS/RBR) + 8s3
4) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) + 27s3
5) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) + 29s5
6) Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) + 30s4
7) Sergio Pérez (MEX/McLaren) + 46s6
8) Valtteri Bottas (FIN/Williams) + 54s5
9) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) + 59s1
10) Jenson Button (ING/McLaren) + 1m17s2
11) Daniel Ricciardo (AUS/STR) + 1m21s0
12) Jean-Eric Vergne (FRA/STR) + 1m24s5
13) Felipe Massa (BRA/Ferrari) + 1m26s9

Nenhum comentário:

Postar um comentário