Páginas

BUSCA NO BLOG

sábado, 30 de novembro de 2013

MUNDO: EMBRAER 190 DA MOÇAMBIQUE AIRLINES COM 28 PASSAGEIROS E SEIS TRIPULANTES CAIU NA FRONTEIRA DA NAMÍBIA COM ANGOLA

Aeronave SA Embraer 190
Um modelo Embraer 190 semelhante ao equipamento acidentado na Namíbia

O avião fazia o voo TM 470 da Moçambique Airlines (entre Maputo, Moçambique, e Luanda, Angola) caiu nesta sexta (29) em um parque nacional no nordeste da Namíbia, matando todas as 33 pessoas a bordo, segundo informou um funcionário do governo. O Itamaraty confirmou neste sábado (30) que um brasileiro estava entre os passageiros. O acidente aconteceu na região de Bwabwata, uma área remota que fica próxima à fronteira com Angola. De acordo com Tobias Günzel, diretor do Departamento de Aviação Civil da Namíbia, a aeronave começou a perder altitude a 38 mil pés de altitude (o correspondente a 12 mil metros) e bateu no solo. "Todo esse movimento foi visto no radar, vimos que o avião desceu muito rapidamente, à razão de cerca de 30 metros por segundo. Perdemos o sinal do radar quando ele atingiu cerca de 3 mil pés acima do nível do mar", informou Günzel.

O vice-comissário da polícia namibiana, Willy Bampton, afirmou que as equipes de resgate encontraram os destroços queimados do avião na densa mata do Parque Nacional Bwabwata, que abriga muitos animais silvestres, como elefantes, leões e cachorros selvagens. "O avião foi completamente carbonizado e não há sobreviventes", afirmou Bampton. Um guarda-florestal afirmou que as caixas-pretas do avião, incluindo o gravador de voz da cabine, foram localizados e entregues aos investigadores. A autoridade de investigação de acidentes aéreos da Namíbia havia lançado uma busca por helicóptero pelo avião na sexta-feira, mas a cancelou devido à forte chuva, disse um investigador, acrescentando que as buscas foram retomadas no sábado. A companhia aérea não confirmou o acidente, mas divulgou nota oficial dando conta do desaparecimento da aeronave e as nacionalidades dos 27 passageiros. Além do brasileiro, o voo tinha dez moçambicanos, nove angolanos, cinco portugueses, um francês e um chinês.

Embraer
Em nota oficial, a Embraer lamentou o acidente e informou que a aeronave série 581 foi entregue à companhia aérea moçambicana em novembro de 2012. A empresa se solidarizou com os familiares das vítimas e disse ter se colocado à disposição das autoridades para colaborar na investigação da tragédia inclusive com o envio de uma equipe de técnicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário