Páginas

BUSCA NO BLOG

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

COLUNA DE TULIO LEMOS DO JORNAL DE HOJE…

SOLIDARIEDADE
O deputado estadual Kelps Lima, disse ontem no Jornal Verdade, da RedeTV RN, que os políticos que prestaram solidariedade a governadora Rosalba Ciarlini, deveriam prestar solidariedade ao povo do RN. Está certíssimo.

AMIGÃO
O jornalista da revista Veja, Lauro Jardim, falou sobre o não cumprimento da decisão do TRE: “O TRE do Rio Grande do Norte decidiu ontem cassar o mandato da governadora Rosalba Ciarlini, uma aficionada por voar no avião oficial do estado. E notificou a Assembleia Legislativa a empossar imediatamente o vice-governador Robinson Faria. Beleza. Mas como o presidente do TRE, Amilcar Maia, amigão de Rosalba, deu um jeito de não publicar a decisão no Diário Oficial, a governadora voadora continua no cargo como se nada tivesse acontecido”.

LENTIDÃO
O TRE tratou o afastamento de Rosalba com peso bem diferente do que trata os prefeitos do interior. Com os pequenos, a comunicação é feita imediatamente e o substituto toma posse quase no mesmo instante da votação. Com Rosalba, a presidência do TRE não comunicou o fato à Assembleia e passou 48 horas para publicar um acórdão.

ESTRATÉGIA
Não deve ser verdade que é deliberada a lentidão do TRE para não executar o que foi decidido por maioria absoluta de seus integrantes. Uma fonte governista gargalhava hoje dizendo: “Já ta tudo certo; o acórdão só vai ser publicado quando a liminar de Brasília tiver sido resolvida”. Se for verdade, é muito feio para o Tribunal do RN.

PEQUENO
O presidente do TRE, Amílcar Maia, responde diretamente pela suspeita de participação de uma engenharia que evite o cumprimento da decisão. O TRE já foi chamado de ‘sarampo’, que só atingia os pequenos; agora, fica microscópico para atender a interesses políticos. O fato é que a defesa de Rosalba entrou com recurso no TSE, em Brasília antes do TRE do RN publicar o acórdão. Amilcar fez bem certinho sua parte; merece agradecimentos de Rosalba por isso.

AMIZADE
Sherloquinho afirma que a ministra Laurita Vaz, que vai decidir o futuro da Rosa é muito amiga do senador José Agripino. Nesse caso, a liminar em favor de Rosalba torna-se mais fácil de ser obtida.

VALOR
Segundo Sherloquinho, o advogado contratado pela governadora Rosalba Ciarlini para tentar manter seu mandato, cobra cerca de R$ 2 milhões para uma causa como esta. Afinal, está em jogo um mandato de governador de Estado, por isso o preço é mais elevado. Resta saber de onde virá o dinheiro.

IMPEACHMENT
Ganha corpo a tese do impeachment da governadora Rosalba Ciarlini. Afinal, há um fato determinado com condenação em segunda instância e trânsito em julgado, sem necessidade de investigação. Será que a Assembleia vai abdicar de suas prerrogativas? Será que os deputados vão silenciar em ano pré-eleitoral para ficar ao lado de uma governadora condenada por improbidade, ficha suja?

Nenhum comentário:

Postar um comentário