Páginas

BUSCA NO BLOG

segunda-feira, 3 de março de 2014

VEJA A 86ª EDIÇÃO DO OSCAR: FAVORITISMOS E QUEBRA DE TABUS

Elenco e equipe de 12 Anos de Escravidão recebendo o prêmio de Melhor Filme
Elenco e equipe de 12 Anos de Escravidão recebendo o prêmio de Melhor Filme

O longa Gravidade foi o grande vencedor da 86ª edição do Oscar, faturando o maios número de estatuetas, porém, o prêmio de Melhor Filme ficou mesmo para 12 Anos de Escravidão. As duas produções eram favoritas na cerimônia da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. Destaque negativo para Trapaça, que concorria a nove categorias e não levou nada. A Academia reconheceu a façanha tecnológica que o drama da astronauta perdida no espaço representava, e o filme Gravidade enfileirou prêmios técnicos: Fotografia, Edição, Edição de Som, Mixagem de Som e Efeitos Visuais.

Outro ponto desta edição foi a quebra de tabus. O mexicano Alfonso Cuarón se tornou o primeiro latino-americano a ganhar o prêmio de Melhor Diretor, por "Gravidade". E o britânico Steve McQueen, de 44 anos, foi o primeiro cineasta negro a dirigir uma produção que venceu o principal prêmio de Hollywood, de Melhor Filme. "Agradeço a todos que merecem não só sobreviver, mas viver. Dedico a todos que sofreram com a escravidão e ainda sofrem hoje", disse o diretor britânico.  Os prêmios de melhor ator e atriz não reservaram surpresas. Cate Blanchett confirmou o favoritismo ao levar o Oscar de melhor atriz pelo papel de Blanche Dubois, em Blue Jasmine, e Matthew McCanaughey foi reconhecido como o melhor ator. Ele perdeu mais de 20 quilos para interpretar Ron Woodroof, em Clube de Compras Dallas.

A elogiada performance de Lupita Nyong'o em 12 Anos de Escravidão, e o transexual vivido por Jared Leto, garantiram os prêmios de coadjuvantes para ambos. Destaque também para a apresentação de Ellen DeGeneres. Ela fez um show a parte, distribuindo piadas e pizzas às estrelas. Em outro momento, organizou um "selfie" de Hollywood, reunindo Jared Leto, Jennifer Lawrence, Meryl Streep, Ellen DeGeneres, Bradley Cooper, Peter Nyong’o Jr., Channing Tatum, Julia Roberts, Kevin Spacey, Brad Pitt, Lupita Nyong’o e Angelina Jolie em uma foto compartilhada, até o momento, por mais de 2 milhões de usuários no Twitter. O documentarista Eduardo Coutinho também foi homenageado. O brasileiro integrou o tradicional clipe com os profissionais do cinema que morreram nos últimos 12 meses. James Gandolfini, Philip Seymour Hoffman, Paul Walker, Deanna Durbin, Sid Caesar, Shirley Temple, Harold Ramis, Eleanor Parker, Maximilian Schell e outros apareceram no telão.

Confira a lista completa dos ganhadores do Oscar

Melhor filme:12 Anos de Escravidão
Melhor ator: Matthew McConaughey, por Clube de Compras Dallas
Melhor atriz: Cate Blanchett, por Blue Jasmine
Melhor diretor: Alfonso Cuarón, por Gravidade
Melhor ator coadjuvante: Jared Leto, por Clube de Compras Dallas
Melhor atriz coadjuvante: Lupita Nyong'o, por 12 Anos de Escravidão
Melhor figurino: O Grande Gatsby
Melhor maquiagem: Clube de Compras Dallas
Melhor curta de animação: Mr Hublot
Melhor animação: Frozen: Uma Aventura Congelante
Melhores efeitos especiais: Gravidade
Melhor curta: Helium
Melhor documentário curta: The lady in number 6
Melhor documentário: A Um Passo do Estrelato
Melhor filme estrangeiro: A Grande Beleza (Itália)
Melhor mixagem de som: Gravidade
Melhor edição de som: Gravidade
Melhor fotografia: Gravidade
Melhor montagem: Gravidade (Alfonso Cuarón e Mark Sanger)
Melhor roteiro original: Ela: Spike Jonze
Melhor roteiro adaptado: 12 Anos de Escravidão: John Ridley
Melhor design de produção: O Grande Gatsby
Melhor trilha sonora: Gravidade
Melhor canção: Frozen - Uma Aventura Congelante ("Let It Go", de Kristen Anderson-Lopez, Robert Lopez)

Nenhum comentário:

Postar um comentário