Betinho Rosado: solução caseira diante da impossibilidade de concorrer à reeleição este ano
Um pedido de substituição de candidatura de Betinho, pelo filho por Betinho Segundo, conforme informações do blog de César Santos, foi oficializado pelo Partido Progressista (PP), no início da noite de ontem. A documentação foi protocolada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN). Contatado, o setor responsável não confirmou o pedido de registro.
O trâmite se deu com o pedido de desistência da candidatura de Betinho Segundo, que já havia sido deferido pela Corte, na chapa de deputado estadual. E ingressou com o requerimento para a inclusão na chapa de deputado federal, na coligação que tem PSD e PT, dentre outros.
A campanha, entretanto, só deverá ser lançada após o julgamento e deferimento do pedido, caso se é aguardado o deferimento da candidatura de Betinho Segundo para que seja lançada a campanha. Betinho Rosado coordenará a campanha do filho à uma vaga na Câmara Federal. Ainda segundo o blog, Betinho Segundo foi convencido a declinar do projeto estadual, em reunião realizada durante toda a tarde de ontem, em que deputado federal e pai do candidato teria argumentado sobre a necessidade de o grupo político preservar o mandato em Brasília. Na sessão do pleno da última terça-feira, o Tribunal acatou, por 4 votos a 1, o pedido de impugnação apresentado pela Procuradoria Regional Eleitoral (PRE-RN), devido o postulante constar na lista de “ficha suja” do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN).
Betinho foi condenado pelo TCE, em decisão final no dia 29 de julho de 2013, por ter as contas reprovadas enquanto secretário Estadual de Educação, entre 2003-2006. Na mesma sessão, a Corte também negou o registro de candidatura do ex-deputado Francisco José por ausência de filiação partidária, no prazo previsto em Lei. O grupo do prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior (PSD) – filho de Francisco José – decidiu, em reunião realizada na tarde de ontem, não fazer a substituição da candidatura a deputado estadual. Com a impugnação de candidatura do pai, Silveirinha alegou “coerência” e afirmou, por meio de nota à imprensa, que “não era a vaga na Assembleia que pleiteávamos e sim contribuir com o desenvolvimento do nosso estado, através do trabalho” de Francisco José. O prefeito disse ainda que analisa qual candidato receberá o apoio do grupo. Em princípio, Silveira Júnior apoia Robinson Faria (PSD) e Fátima Bezerra (PT), ao Governo e Senado, respectivamente. E para Câmara Federal, o candidato Fábio Faria (PSD), que tenta a reeleição. De acordo com o TSE, o prazo para partidos políticos ou coligações requererem a substituição de candidatos às eleições gerais 2014 escolhidos em convenção encerrou ontem, dia 6. Inclusive para os postulantes que tiveram o registro indeferido, por inelegibilidade, cancelado ou cassado ou ainda em casos de renúncia e de falecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário