Páginas

BUSCA NO BLOG

sábado, 29 de novembro de 2014

MORADOR REGISTRA MILHARES DE PEIXES MORTOS EM CÓRREGO DE SALTO/SP

Morte de peixes em Salto (Foto: Arquivo Pessoal/Paulo Conti)
Milhares de peixes apareceram mortos em córrego do rio Tietê, em Salto (Foto: Arquivo Pessoal/Paulo Conti)

Um córrego que desagua no rio Tietê, em Salto (SP), amanheceu coberto por milhares de peixes mortos neste sábado (29). O registro foi feito pelo torneiro mecânico Paulo Conti, no córrego do Ajudante, que fica no bairro Três Marias. Segundo ele, a morte dos peixes aconteceu após a "água preta" que tomou conta do rio, na quinta-feira (27). De acordo com o torneiro mecânico, os peixes fugiram para o córrego para tentar sobreviver. Conti registrou na quinta-feira, em vídeo, centenas de peixes tentando respirar no córrego.

Segundo Paulo Conti, muitos peixes estavam agonizando. “Eu flagrei eles tentando respirar. É triste. É lamentável uma situação dessa na cidade”. Nesta sexta-feira (28), o Tietê amanheceu com a água marrom. “Ali tem vários peixes. Tem mandi, lambari, bagre, cascudo. Também tem o Corimba, com tamanho acima de 50 centímetros, que deve pesar mais de um quilo cada. Havia muitos peixes”. Outra situação curiosa flagrada pelo morador foi a quantidade de urubus que juntou na região. "Por causa dos peixes mortos, muitos urubus estão sobrevoando o córrego. Eles pousaram em uma construção perto do córrego".

Urubus e peixes mortos em Salto, rio Tietê (Foto: Arquivo Pessoal/Paulo Conti)
Morte dos peixes atraiu muitos urubus (Foto: Arquivo Pessoal/Paulo Conti)

O torneiro mecânico e ex-pescador conta que não é um “estudioso”, mas gosta de acompanhar a história do rio e ressalta que nunca viu algo tão trágico para o meio ambiente. “Eu já tinha visto algo semelhante na cidade, já houve fato anterior parecido com isso, por causa da água suja, mas não nessa quantidade de peixes. É uma perda incalculável.” Conti acredita que não conseguirá ver o rio novamente limpo. "Eu nasci em Salto. Quando garoto, via as pessoas pescando e fritando o peixe logo alí, ao lado do rio, para comer. Era limpo. Hoje, com 45 anos, não sei se verei novamente essa situação", comenta. A Secretaria de Meio Ambiente de Salto começou neste sábado a retirar os peixes mortos acumulados no córrego.

Internauta registra "água preta" no trecho do rio Tietê em Salto (Foto: Helena Lucila/Tem Você)
Internauta registrou "água preta" no trecho do rio Tietê em Salto (Foto: Helena Lucila/Tem Você)

Água preta, marrom e espuma
Internautas enviaram fotos e vídeos à redação do G1 na quinta-feira que mostravam uma "água preta" no trecho do rio Tietê, em Salto. Segundo a internauta Rafaela Paes, moradora da região, o susto foi grande. "A água estava parecendo piche, asfalto derretido. Muito feia a situação", conta.

Segundo ambientalistas, o rio ficou com cor escura durante o dia e a tarde em um trecho de 100 km. No início da noite, uma espuma densa tomou conta de parte do rio que passa por Salto.Já na manhã de sexta-feira, a cor da água era marrom. De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente da cidade, sinal de que a qualidade da água havia melhorado.

Fenômeno natural
Por meio de nota, a Cetesb informou que técnicos vistoriaram diversos trechos do rio Tietê ao longo do dia e constataram que a alteração na coloração da água se deve a um fenômeno natural. A forte chuva dos últimos dias teria carregado resíduos do solo de afluentes e do próprio leito do rio.
Ainda de acordo com a Companhia, esse é um fenômeno comum quando ocorre chuva intensa, principalmente após longos períodos de estiagem. A Cetesb informou ainda que, durante as últimas vistorias, já no período da tarde, a água estava menos turva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário