Páginas

BUSCA NO BLOG

sábado, 3 de janeiro de 2015

APÓS QUASE QUATRO DÉCADAS NO MUNICÍPIO, INSTITUTO JOSEFINO DEVERÁ FECHAR AS PORTAS EM OURO BRANCO/RN


Irmã Helena e irmã Aparecida deverão deixar os trabalhos religiosos no município de Ouro Branco/RN


O Instituto Josefino anunciou que a comunidade religiosa presente em Ouro Branco há quase quatro décadas, que fechará as portas. De acordo com o Conselho da Congregação, a decisão foi tomada frente à necessidade do Instituto que atualmente enfrenta grandes desafios, dentre os quais, o número limitado de novas vocações e a idade avançada da maior parte das irmãs, o que torna bastante difícil manter todas as casas abertas. A ideia de fechar algumas casas já vinha sendo estudada há alguns anos, e, sempre na medida do possível, houve um grande esforço por parte do Instituto para adiar essa decisão; entretanto, diante da situação atual do mesmo, hoje isso se faz inadiável.

A decisão da Congregação foi comunicada ao pároco da paróquia do Divino Espírito Santo, o Pe. Carlos Henrique, pelo Sr. Bispo Diocesano D. Antônio que pediu ao mesmo para preparar a saída das irmãs. Levando em consideração alguns novos desafios da paróquia para este ano, como o estudo e a implantação do Documento 100 da CNBB: a reforma pastoral da paróquia exigida pelo Papa Francisco, e outras decisões diocesanas tomadas na sua última Assembleia de Pastoral, como a de só aceitar para a admissão à preparação para a crisma, a partir deste ano, adolescentes com 15 anos de idade completos e não mais imediatamente após a Primeira Comunhão, dentre outras atividades realizadas pelas irmãs.

Em diálogo com a Superiora Geral da Congregação, a Ir. Otacília, foi concedido para a nossa alegria o prazo de seis meses para que as irmãs possam se organizar bem e entregar todas as atividades, preparando os missionários que assumirão tais atividades pastorais, um presente que a comunidade agradece de coração. As atuais irmãs josefinas são: a irmã Aparecida e a irmã Helena, muito queridas por toda a nossa comunidade e que chegaram aqui em março de 2008, exercendo um frutífero trabalho de evangelização; e a irmã Joaninha, há pouco tempo conosco. A irmã Aparecida está destinada para a casa de Cruzeta, onde já morou alguns anos atrás, e a irmã Helena, irá para a Casa Mãe da congregação em Fortaleza. Vivemos o Ano da Vida Consagrada, e o papa Francisco pede que rezemos pelo surgimento de novas vocações religiosas e a perseverança daqueles que se encontram neste caminho. Estaremos sempre rezando e agradecendo pelas irmãs josefinas, pela sua imensa contribuição na formação religiosa de toda a nossa comunidade paroquial.

Com informações do Padre Carlos Henrique/via Marcos Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário