Páginas

BUSCA NO BLOG

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

COLUNA DE TULIO LEMOS DO JORNAL DE HOJE...

CONFIANÇA
O prefeito Carlos Eduardo tem feito uma série de mudanças no secretariado do Município. Contudo, ao ver a lista, se percebe o quanto o circulo de confiança do prefeito é limitado (ou o quanto é alto o índice de rejeição de outros profissionais a ocupar um cargo de chefia em Natal). São os mesmos nomes de sempre, mudados apenas de lugar.

MUDANÇAS
É verdade, porém, que não é fácil entender algumas mudanças, o que mostra que, aparentemente, para o prefeito, o importante é ser um bom “chefe” e não, necessariamente, saber o que irá gerir. Chefe de gabinete, onde tratava com sindicalistas, vereadores e secretários e não tinha um gasto significativo para o Executivo Municipal, Sávio Hackradt agora vai negociar com gari e dono de empresa, além de controlar gastos milionários.

MUDANÇAS II
O caminho inverso percorreu Jonny Costa (FOTO), que fez um certame licitatório sem ouvir sindicatos ou técnicos do TCE (só ouviu quando foi obrigado), e agora vai ter que ocupar um cargo onde ouvir é fundamental para não ser taxado como ditador.

MUDANÇA III
Kleber Fernandes, que poderia crescer bastante no cargo de secretário-chefe, acabou sendo podado pelo Executivo e volta a ser “apenas” diretor do PROCON Natal. Se continuasse no Gabinete Civil, pela atenção com os outros e o trato político que tem, poderia alçar vôos mais altos, como conquistar um espaço na Câmara Municipal de Natal.

MUDANÇA IV
Por outro lado, ao promover essa mudança, Carlos Eduardo já evitaria uma futura alteração em 2016, ano eleitoral. O interesse eleitoral, faltam ente, obrigaria tanto Kleber, quanto Sávio, a se afastarem do gabinete civil para disputar a eleição, causando uma quebra na continuidade da gestão. Por isso, apesar de terem um “perfil melhor” que o de Jonny Costa para esse cargo, acabaram não sendo tão interessantes.

RELAÇÕES POLÍTICAS
Com um secretário-chefe menos político, por sinal, ficará ainda mais importante a figura do “relações políticas” do Executivo, até porque também devem aumentar as cobranças dos vereadores junto à Prefeitura, uma vez que a pressão dos eleitores em cima deles também crescerá à medida que a reeleição se aproxima.

FUTEBOLÊS
Usando a “linguagem da bola”, que parece que torna tudo mais fácil de explicar, Carlos Eduardo teve dois anos de “ligação direta” da defesa (Câmara) para o ataque (demais secretários do Executivo) e isso fez o time (gestão) menos eficiente. Agora, com o início do segundo tempo de partida, precisará de um meio de campo (relações políticas), realmente, atuante, até para ajudar o outro meia (secretário-chefe), que está na posição, hoje, de maneira improvisada.

ESTRANHO
Por sinal, nessas mudanças do secretariado, alguns servidores não entenderam bem a saída de Fábio Sarinho da Secretária de Administração e a escolha de Jandira Borges de Oliveira para substituí-lo. Há quem aponte, inclusive, que a escolha foi decorrente da boa relação que Jandira teria com o prefeito desde 2012, quando Carlos Eduardo teve as contas rejeitadas na Câmara Municipal de Natal, mas não respondeu a qualquer processo no Tribunal de Contas do Estado (TCE), mesmo tendo sido apontado, na época, a existência de mais de 400 irregularidades que infringiriam, segundo os vereadores, a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Na época, Jandira seria do setor de prestação de contas municipais do TCE.

CONSENSO NA AL
Em contato com O Jornal de Hoje no último sábado, o deputado estadual Hermano Morais (PMDB) afirmou que ainda não definiu o nome de seu candidato, mas espera o consenso dos parlamentares da base aliada e da oposição na sua escolha. O discurso deixa claro que, dificilmente, ele votará no colega peemedebista Álvaro Dias, nem em Gustavo Carvalho (PROS). Afinal, hoje, a única candidatura que poderá ser consenso é a de Ricardo Motta (PROS). Álvaro e Gustavo, se insistirem com as candidaturas, seriam “opções” e jamais “nomes únicos”.

MULHERES
As secretárias extraordinárias de políticas públicas para as mulheres, Teresa Freire, e de juventude, Divaneide Basílio, tomam posse oficialmente das suas pastas logo mais às 16h em evento realizado no auditório da Escola do Governo. O governador Robinson Faria confirmou presença na solenidade.

MULHERES II
Filiadas ao Partido dos Trabalhadores, Teresa Freire e Divaneide Basílio assumem suas respectivas pastas com a missão de estreitar a relação da Administração Estadual com o Governo Federal e os programas e recursos desenvolvidos nos planos nacional e federal, além de dar um ar de protagonismo a esses dois temas cuja importância foi secularizada nas administrações anteriores.

ANIVERSÁRIO
Grande exemplo de jornalista e de profissional, conhecedor (este sim) dos bastidores da política local, Túlio Lemos completa hoje mais um ano de vida. Muitas felicidades e saúde a ele, que volta em breve, já em fevereiro, a titularidade desta coluna. Parabéns!

Nenhum comentário:

Postar um comentário