Páginas

BUSCA NO BLOG

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

COLUNA DE TULIO LEMOS DO JORNAL DE HOJE...

ALCOOLISMO
Depois do caso do promotor investigando bullying no interior do RN, quem costuma ler o Diário Oficial do Estado (DOE) se deparou com outra recomendação nada comum, assinada desta vez pelo promotor de Justiça André Nilton R. de Oliveira. Isso porque ele pediu “a todos os proprietários de bares, lanchonetes e restaurantes, que se abstenham de fornecer bebidas alcoólicas, sob qualquer pretexto, tanto ao Sr. P. L. DE F. como a todos os outros munícipes que sofram de alcoolismo ou de algum transtorno mental, cujas condições sejam de conhecimento público e notório, sob pena de incorrerem nas sanções legais acima citadas”.

ALCOOLISMO II
E o promotor foi além. Recomendou também a delegacia de Polícia Civil de São Rafael que “lavre o pertinente Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) acaso fique constatada a prática de fornecimento ilegal de bebidas alcoólicas exposta na presente Recomendação” e ao “comandante do Destacamento da Polícia Militar que fiscalize os estabelecimentos comerciais diuturnamente, a fim de verificar a ocorrência da contravenção penal descrita no presente instrumento recomendatório, encaminhando os casos constatados para a Delegacia de Polícia, para a tomada das providências cabíveis”.

ALCOOLISMO III
Se a moda pega, a figura do “papudinho” no interior do Estado, tão comentada por comediantes nordestinos como Zé Lezim, poderá estar com os dias contados.

SONEGAÇÃO
Nesta semana, o procurador-geral de Justiça, Rinaldo Reis, e o governador do Estado, Robinson Faria, serão recebidos pelo governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, para ver in loco um projeto de articulação, integração e de estruturação dos órgãos estaduais no combate à sonegação fiscal. Desde dezembro, conforme noticiou O Jornal de Hoje em primeira mão, Reis quer trazer esse projeto para o RN, como forma de aumentar a arrecadação local.

SONEGAÇÃO
O MPRN defende que é necessária uma maior articulação entre MP, Secretaria de Estado da Tributação (SET), Polícia Civil (Delegacia Especializada em Investigações dos Crimes contra a Ordem Tributária – Deicot) e Procuradoria-Geral do Estado (Procuradoria Fiscal e da Dívida Ativa – PFDA) para o compartilhamento de informações e a implantação de um plano de atuação integrada, com vistas a incrementar a arrecadação estadual pela redução do nível atualmente existente de sonegação fiscal.

CARNAVAL
Se coloca-se como absurdo gastar R$ 1 milhão com o cachê de bandas para o carnaval numa cidade do tamanho de Natal, imagine então quando, há três anos, a Prefeitura de Guamaré gastou quase R$ 2 milhões para pagar as bandas que iriam se apresentar no aniversário da cidade.

CARNAVAL II
Alias, Guamaré não é a única cidade que tem, ano após ano, gasto milhões com festas. Macau também está na lista. E lembrar que, nessas duas, não há indícios apenas de imoralidade nos gastos (ter despesa com festa enquanto o município enfrenta outras dificuldades). O problema lá são os vários indícios de superfaturamento.

ATRASO
Segundo o vereador Sandro Pimentel, até hoje tem artista local que tocou no Natal em Natal e ainda não recebeu seu cachê. Isso mostra a falta de respeito e o culto ao que é de fora por parte da Prefeitura de Natal. Afinal, quem vem de fora, os “grandes nomes”, recebem antes de subir ao palco. Enquanto isso, quem é daqui,

WILMA
A vice-prefeita de Natal,Wilma de Faria, tem se limitado a participar de eventos bem “simples” neste ano. Para se ter uma ideia, além do evento em memória ao holocausto, a ex-governador do RN só teve participação divulgada na posse dos novos dirigentes do TRT, na procissão de Reis Magos e na Sopa Solidária.

SILÊNCIO
E, nesses eventos, claro, Wilma não fala de política. Na verdade, nem quando procurada, nesta semana, pelo Jornal de Hoje, para falar sobre política, a vice-prefeita de Natal aceitou o convite. Ela parece, agora, querer “evitar a fadiga. O problema é que, se anulando desse jeito, ela poderá ficar até sem partido.

RENÚNCIA
No Diário Oficial do Município, destaque para as renúncias dos vereadores Rafael Motta (PROS), Albert Dickson (PROS) e Jacó Jácome (PMN). Eles foram eleitos para a Câmara Federal (Rafael) e para a Assembleia Legislativa e já assumem seus cargos de deputado na próxima semana. Klaus Araújo, Emanoel do Cação, ambos do PP, e Joanilson Rêgo, do PSDC, substituem eles na Câmara Municipal de Natal também já na próxima semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário