Brasil vence de virada e chega à final (Foto: Gaspar Nobrega/inovafoto)
O Brasil voltou a fraquejar contra Porto Rico, suou, virou o jogo e venceu Porto Rico na semifinal do vôlei feminino em Toronto por 3 sets a 2 (18-25, 24-26, 25-22, 25-19 e 15-11). O resultado mantém o mistão verde-amarelo na briga por um bicampeonato pan-americano que não vem há mais de 50 anos.
A primeira e única vez que o país conseguiu emendar duas conquistas seguidas no vôlei feminino aconteceu em 1964. Historicamente, a competição é dominada por Cuba, que foi ouro sete vezes seguidas entre 1971 e 1995 – a seleção verde-amarela tem quatro conquistas. No atual cenário do voleibol, porém, a ilha de Fidel Castro não apresenta mais a mesma resistência ao Brasil em nível regional. Tanto que, mesmo com uma formação mista, a equipe de José Roberto Guimarães era a favorita em Toronto. Cuba foi eliminada nas quartas para os EUA, hoje o time que rivaliza com a seleção verde-amarela no continente.
Porto Rico igualmente não assusta as favoritas, mas no Pan tem sido uma pedra no sapato para o Brasil. Na estreia, contra a mesma seleção, a equipe de Zé Roberto mostrou dificuldades com a falta de uma levantadora experiente e sofreu para fazer 3 a 2. Nas partidas seguintes, a dificuldade permaneceu e o time não venceu nenhum jogo sem ceder sets. Agora, a seleção pode pensar só na decisão do Pan, que ocorrerá no próximo sábado. As adversárias virão de República Dominicana ou Estados Unidos, que se enfrentam ainda nesta quinta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário