Páginas

BUSCA NO BLOG

domingo, 11 de outubro de 2015

COTIDIANO: CINCO FRASES QUE FAZEM VOCÊ PARECER FRACO NO TRABALHO

Não importa se você é um estagiário ou um diretor de empresa: as palavras que você usa na sua rotina dizem quem você é como profissional. Talvez você não se dê conta disso, mas algumas expressões extremamente comuns demonstram insegurança e fraqueza no ambiente de trabalho.

Como a maior parte das conversas é extremamente rápida, há pouco tempo para pensar - e qualquer deslize pode gerar desconfiança. Diante disso, o autor norte-americano Danny Rubin listou em sua coluna no site News Live By algumas frases e termos que você deveria banir do seu vocabulário.

Veja quais são elas a seguir:

1. “Eu só queria te perguntar uma coisa…”
-
Quando usadas de maneira exaustiva, palavras como "só" ou "apenas" sugerem que o que você tem a dizer tem pouca relevância. Mais do que isso, podem passar a impressão de que você está desperdiçando o tempo de alguém. Se tiver algo importante para comunicar, seja direto, aconselha Rubin.

2. “Desculpe qualquer coisa, mas…”
-
Poucos vícios demonstram mais fraqueza do que pedir perdão por absolutamente tudo. Isso porque, na maior parte dos casos, você não tem nada pelo que se desculpar. Então, a menos que de fato tenha cometido um erro, evite começar uma frase usando esse termo.

3. “Eu não tenho certeza se você poderia fazer isso, mas...”
-
Frases como essa colocam você num papel de submissão em relação a seu interlocutor. Também fica subentendido que a outra pessoa é importante e ocupada demais para ajudá-lo. Mais uma vez, o conselho de Rubin é ir direto ao ponto. Comece a pergunta com “Você poderia…?”.

4. “Eu odeio te incomodar, mas…”
-
Semelhante ao caso anterior, indica que falar com a outra pessoa é um ato de atrevimento. Não importa se você é um estagiário ou se foi contratado recentemente. É possível mostrar respeito sem mostrar fraqueza. Prefira frases como “Quando você tiver um minuto...”.

5. “Eu espero que não tenha problema…”
-
Essa expressão já começa colocando suspeitas sobre o que você dirá em seguida. Além disso, afirma Rubin, coloca nas mãos do seu interlocutor toda a autoridade de decidir se você agiu corretamente ou não. É possível pedir um conselho sem perder território. “Eu gostaria de saber sua opinião”, ou “Agradeço as suas considerações” são opções mais recomendadas.

Fonte: Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário