Páginas

BUSCA NO BLOG

domingo, 11 de outubro de 2015

JUCURUTU/RN: PARABÉNS 80 ANOS DE LUTA…

Jucurutu é um município brasileiro pertencente ao estado do Rio Grande do Norte. Segunda maior cidade da microrregião do Vale do Açu, porém culturalmente pertencente ao Seridó, região centro-sul do estado distante 233 km da capital estadual, Natal. Seu território ocupa uma área de 934 km², posicionando-o como o nono município com maior extensão do Rio Grande do Norte.

Sua população em 2012 era de 17 749 habitantes, o que a coloca como a vigésima-nona cidade mais populosa do estado, sendo a décima-terceira mais populosa do interior do Rio Grande do Norte, com uma densidade populacional de 19,01 habitantes por km².

História
Os índios da tribo Jucurutu, supostamente descendentes das tribos Canindés e Janduís, foram os primeiros habitantes da região. A povoação chamada Saco dos Jucurutus surgiu a partir dos aldeamentos desses nativos e da construção de uma capela construída por Antônio Batista dos Santos em homenagem a São Sebastião.Devido a existência de uma propriedade rural de grande importância na região, a Fazenda São Miguel, a povoação passou a ser conhecida como São Miguel de Jucurutu e o pequeno povoado foi se desenvolvendo gradativamente.

Em relatório escrito ao Governador Pedro Velho, em junho de 1894, Alberto Maranhão informou que o povoado de São Miguel de Jucurutu, localizado à margem do rio Piranhas, tinha uma igreja, um cemitério, cerca de trinta residências particulares e escola pública para moradores do sexo masculino.Em 11 de outubro de 1935, pela Lei número 932, São Miguel de Jucurutu teve suas terras desmembradas de Campo Grande, Santana do Matos e Caicó para ser elevado à condição de município. Três anos depois, em 31 de outubro de 1938, o Decreto número 603 simplificou o nome do município para Jucurutu

Nenhum comentário:

Postar um comentário