Páginas

BUSCA NO BLOG

quinta-feira, 8 de março de 2018

EM AUDIÊNCIA COM SECRETÁRIA, SINTE/RN COBRA PAGAMENTO DO PISO E REITERA DEMANDAS DA CATEGORIA

Resultado de imagem para EM AUDIÊNCIA COM SECRETÁRIA, SINTE/RN COBRA PAGAMENTO DO PISO E REITERA DEMANDAS DA CATEGORIA
O SINTE/RN participou na última segunda-feira (06), em Natal, de uma audiência com a Secretária Estadual de Educação, Claudia Santa Rosa, para tratar de pautas de interesses dos/as trabalhadores/as em educação. Na oportunidade o sindicato cobrou o pagamento do reajuste do piso nacional do magistério, que pela lei, já deveria ter sido efetuado desde o mês de janeiro. Até a realização da audiência, o governo do Estado ainda não tinha sequer enviado o projeto do reajuste do Piso para apreciação e votação na Assembleia Legislativa.

A coordenadora geral do SINTE/RN, professora Fátima Cardoso, avisa que a greve é iminente devido a negação de um direito garantido por lei: “Se até o dia da assembleia (em 16 de março) não tivermos garantias sobre a correção do Piso Salarial do magistério, para professores ativos e aposentados, o indicativo de greve, sem dúvida nenhuma, será aprovado pela categoria”.

FORMAÇÃO DE TURMAS, NÚMERO DE ALUNOS POR SALA DE AULA E ESTUDANTES DEFICIENTES
- O Sindicato questionou a forma como a Secretaria Estadual de Educação organiza as quantidades de alunos por turma. Isso porque o sistema da Secretaria não valida uma turma se essa não tiver o número estipulado pela SEEC. Ou seja, a turma fica em aberto.

Segundo a Secretária, se 60 alunos se matricularem o sistema validará uma turma colocando 40 alunos. Outra turma será criada e ficará em aberto com os outros 20 alunos. Os estudantes poderão ser encaminhados para outra escola próxima com a mesma necessidade. Não existindo outra escola com a mesma necessidade, o diretor da escola deverá dirigir-se a DIREC e justificar as matriculas existentes.

Sobre os/as alunos portadores de deficiência, a Secretária apresentou a portaria 02/2012 do Conselho Estadual de Educação que já sendo aplicada no sistema da SEEC. A portaria determina, por exemplo que, o aluno/a, matriculada com deficiência vale por dois e o próprio sistema se encarrega de contabilizar quando informado.

PCCR REFORMULAÇÃO DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO
- A Secretária disse que o setor jurídico da SEEC encontrou “inconsistências” no processo da reformulação da Carreira do Magistério. Diante disso, o SINTE/RN propôs convocar a Comissão de Reformulação da Carreira do Magistério e a assessoria jurídica do Sindicato. A ideia é discutir acercar das inconsistências encontradas, bem como trabalhar para encaminhar o projeto para tramitar o mais rápido possível devido as proibições da lei eleitoral. A Secretária concordou com a proposição do SINTE.

O coordenador geral do SINTE RN e membro da comissão de reformulação do PCCR, professor Rômulo Arnaud, critica a demora por parte da Secretaria de Educação em finalizar o parecer jurídico do projeto. “Já faz meses que finalizamos a proposta de reformulação do Plano, inclusive, a comissão conta com servidores indicados pela secretária e só agora, após uma cobrança do sindicato é que o governo diz que tem inconsistência”. Rômulo complementa, “precisamos avançar nessa pauta, o PCCR organiza toda a vida funcional do servidor”.

DISCUSSÃO SOBRE A PAUTA DOS/AS FUNCIONÁRIOS/AS DA EDUCAÇÃO
- Por diversas vezes a Secretária tem alegado que não pode sequer discutir determinados pontos da pauta dos funcionários da educação que envolvem questões financeiras, pois finanças não é sua área. O SINTE/RN ponderou e disse que, embora algumas demandas envolvam questões de ordem financeira, a SEEC é a primeira Secretaria de Estado que o Sindicato deve dialogar e depois, se for necessário, a discussão segue para a Secretaria de Administração. Uma audiência para tratar exclusivamente da pauta dos funcionários ficou de ser marcada.

DEMORA NA CONCESSÃO DE LICENÇAS PRÊMIO
- Questionada sobre a demora na concessão de licenças prêmio, a Secretária afirmou que não existe a orientação de receber requerimentos somente de quem vai se aposentar, mesmo com o decreto. Quanto a concessão da licença para quem não está em processo de aposentadoria, disse que vai cumprir o decreto do governador. 

Por sua vez, o SINTE orienta o trabalhador que, ao completar 6 meses em que ingressou com o processo na DIREC ou diretamente na SEEC, tire a cópia do processo e ingresse, através da assessoria jurídica do sindicato, com uma ação judicial para exigir o seu direito.

IMPLEMENTAR AS COMISSÕES DE VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL PREVISTAS NO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO 
- O SINTE/RN pediu que a SEEC implemente as comissões de valorização profissional previstas no Plano Estadual de Educação (PEE). Estas comissões têm como função discutir as metas 17, 18 e 20 do PEE. Tais metas tratam da equiparação salarial dos/as profissionais da educação básica com outros profissionais com a mesma formação e jornada de trabalho e da carreira dos/as funcionários/as com piso salarial, data base e indexador da correção salarial, fazendo com que os/as funcionários/as tenham os mesmos critérios de valorização profissional como têm os/as educadores/as.
As comissões também objetivam discutir outras metas que tratam da formação inicial e continuada para professores/as e os/as funcionários/as, bem como acompanhar a implementação dos recursos do FUNDEB e outras fontes de financiamento, visando a valorização profissional de professores e funcionários.

CONVOCAÇÃO DE PROFESSORES/AS DE SOCIOLOGIA, FILOSOFIA, ARTES E ENSINO RELIGIOSO
- Questionada sobre o tema, a secretária respondeu que o gabinete encaminha as convocações de concursados/as a partir do quadro de necessidades enviados pelas DIRECs. Em resposta ao governo, o SINTE informou que tem recebido denúncias de situações em que um professor oriundo de um processo seletivo (que é um professor temporário) tem ocupado a vaga que deve ser destinada a um professor efetivo, não convocado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário