Páginas

BUSCA NO BLOG

segunda-feira, 23 de julho de 2018

FAB COMEÇA A INVESTIGAR ACIDENTE AÉREO QUE MATOU O DEPUTADO ESTADUAL BERNARDO RIBAS CARLI NO PARANÁ

Deputado estadual Bernardo Ribas Carli (PSDB) morreu em um acidente aéreo no município de Paula Freitas, neste domingo (22) (Foto: Pedro de Oliveira/Divulgação/Alep)

A Força Aérea Brasileira (FAB) começa a investigar, nesta segunda-feira (23), o acidente aéreo que matou o deputado estadual Bernardo Ribas Carli (PSDB). O avião em que ele estava caiu em Paula Freitas, no sul do Paraná, por volta das 11 h de domingo (22).

Outras duas pessoas morreram - o piloto Laércio Tavares da Silva, de 44 anos, e o copiloto Luis Fernando Correa de Souza, que não teve a idade divulgada. A investigação, conforme a FAB, tem o objetivo de prevenir que novos acidentes com as mesmas características aconteçam.

Nesta segunda-feira, investigadores do Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa V), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), devem começar a coleta de dados.

A ação inclui fotografar cenas, retirar partes da aeronave para análise, reunir documentos e ouvir relatos de pessoas que possam ter observado a sequência de eventos.

O acidente aéreo
De acordo com a assessoria de Bernardo Carli, o deputado decolou de Guarapuava, no começo da manhã de domingo, rumo a União da Vitória, também no sul do estado. Na cidade, ele participaria da 62ª Festa dos Motoristas, na Paróquia Nossa Senhora de Salete, a convite do prefeito Santin Roveda (PR).

Avião caiu na manhã deste domingo, em Paula Freitas (Foto: Canal 4 TV WEB)

O local em que o avião caiu é de difícil acesso, em uma área de plantação de eucaliptos. Os corpos foram retirados de lá no começo da noite, segundo a polícia, e levados ao Instituto Médico-Legal (IML) de União da Vitória, também no sul do Paraná. O velório de Bernardo estava marcado para começar às 8h desta segunda-feira, na Prefeitura de Guarapuava, mas começou um pouco antes, quando o corpo dele chegou ao local, por volta das 7h15. O seputamento ocorre às 16h, conforme a assessoria dele. A Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp-PR) informou, em nota, que equipes do Corpo de Bombeiros e das polícias Militar, Civil e Científica prestaram atendimento no local do acidente do avião modelo Seneca.

Segundo a Sesp-PR, a Polícia Civil vai instaurar um inquérito, que vai tramitar paralelamente às apurações dos órgãos da aviação civil. Os outros dois corpos foram encaminhados para Curitiba, de acordo com o IML de União da Vitória.

Luto oficial

O Governo do Paraná, Assembleia Legislativa e a Prefeitura de Guarapuava decretaram luto oficial de três dias pela morte do deputado. As bandeiras do Estado e do país ficarão a meio mastro durante o período em todas as repartições públicas. "Em nome dos paranaenses, o Governo do Estado manifesta o mais profundo sentimento de pesar e solidariedade aos familiares do parlamentar e dos pilotos", diz a nota do estado.

Histórico
Bernardo Ribas Carli tinha 32 anos, nasceu em Guarapuava, na região central do estado, e era graduado em Administração de Empresas. Ele cumpria o segundo mandato como deputado estadual.

Na Assembleia, também era presidente da Comissão de Esportes da Assembleia Legislativa e coordenador da Frente Parlamentar dos Produtores de Energia Elétrica. Bernardo é filho do ex-prefeito de Guarapuava, Luiz Fernando Ribas Carli, e irmão do ex-deputado estadual Luiz Fernando Ribas Carli Filho, condenado por matar duas pessoas em um acidente de trânsito. O suplente de Bernardo Ribas na Assembleia Legislativa é Wilson Quinteiro (PSB), de Maringá, segundo a assessoria do Legislativo.

Mapa mostra distância entre partida e cidade de queda de avião onde estava o deputado estadual Bernardo Ribas Carli (Foto: Artes/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário