Páginas

BUSCA NO BLOG

sábado, 14 de julho de 2018

CE: TRÊS SÃO PRESOS SUSPEITOS DE PARTICIPAÇÃO EM CHACINA; VINGANÇA É PRINCIPAL HIPÓTESE, DIZ DELEGADO


Vítimas de chacina em Palmácia, no Ceará, foram amarradas e assassinadas a tiros (Foto: Aline Oliveira/TV Verdes Mares)
Três pessoas foram presas suspeitas de matar cinco homens na comunidade de Cafundó, no limite entre Palmácia e Maranguape, na Grande Fortaleza, nesta sexta-feira (13). A polícia não divulgou mais informações sobre a prisão. Um dos homens foi preso na noite desta sexta. Cinco pessoas foram assassinadas na comunidade Cafundó durante a madrugada. Os corpos foram achados em um matagal, com as mãos atadas nas costas e marcas de tiro na cabeça. As vítimas foram identificadas como Francisco Antônio Pereira de Abreu, 42; José Roniely Costa Pereira, 25; Antônio Barbosa de Sousa, 56, conhecido como Feitosa; Paulo Sérgio dos Santos da Silva, 30 (ambos pai e filho), e José Edson Ferreira dos Santos. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Ceará, Antônio Barbosa tinha um mandado de prisão em aberto por homicídio qualificado.
Image-0-Artigo-2426856-1
Vingança
Crime de vingança é a principal hipótese da polícia para a motivação da chacina. No entanto, o delegado Joel Morais, da Delegacia Regional de Baturité, que esteve no local do crime, não descarta outras linhas de investigação, como rivalidade entre facções ou roubo de gado. “Duas das vítimas são parentes de um indivíduo que cumpria pena na cadeia pública de Palmácia pelo crime de estupro: Antônio Augusto dos Santos. Ele estava foragido há algum tempo. Em conversa com testemunhas locais, possivelmente os indivíduos [criminosos] o procuravam", diz Morais.

Augusto, seria o "principal alvo" dos criminosos. Ele fugiu do local. "Essa primeira linha de investigação é a mais provável até o momento”, explica o delegado. O local onde foram deixados os corpos é de difícil acesso. Peritos e investigadores tiveram de seguir a pé. Depois de pouco mais de 1 km de caminhada na subida da serra, o primeiro corpo foi encontrado, e cerca de 500 metros depois, os outros quatro, com as mãos amarradas. No local, a polícia também encontrou projéteis de arma de fogo e armas brancas.

'Polícia, polícia!'
Segundo um dos sobreviventes do crime, o agricultor Francisco Flávio, ele estava caçando na madrugada com o irmão, José Edson, e Roniely, duas das vítimas. Ao retornarem para casa, foram surpreendidos pelos criminosos, que se passaram por policiais. “Nós chegamos umas três horas em casa. Quando acordamos foi com eles batendo na porta dizendo que era a polícia: polícia, polícia!. Abrimos e eles mandaram deitar no chão, amarraram a gente e ficaram perguntando pelos foragidos”, conta o agricultor.

José Amilton é irmão de uma das vítimas: Francisco Antônio. Segundo ele, o irmão não respondia por nenhum crime. “Não tem um porquê. Ele não devia nada. Acho que ele tava no canto errado”, comenta. Amilton recebeu a notícia da morte do irmão mais novo pela mãe, no dia do aniversário. “Infelizmente. A primeira ligação da minha mãe... pensei que fosse os parabéns, mas foi uma conversa dessa…”, lamenta.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, os suspeitos estavam encapuzados e executaram as vítimas com armas de fogo e golpes de objetos cortantes. Das cinco vítimas, dois são moradores do município de Maranguape. A polícia afirma que equipes da Divisão de Homicídios e da Polícia Militar estão à procura do foragido sobrevivente da chacina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário