Páginas

BUSCA NO BLOG

terça-feira, 2 de outubro de 2018

COM 60 VENEZUELANOS EM CAICÓ, NE ABRIGARÁ QUASE 300 REFUGIADOS

Um grupo de 60 refugiados venezuelanos chega esta semana ao Rio Grande do Norte para morar em Caicó, cidade que fica na região do Seridó potiguar, a 282 quilômetros de Natal. Com a chegada desse grupo, a quantidade de refugiados daquele país no Nordeste chega a 292 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos.

De acordo com os números da Casa Civil do governo brasileiro, até agora foram interiorizados na região 102 venezuelanos em Igarassu (PE); 69 em João Pessoa (PB) e outros 61 em Conde (PB). As treze famílias que passarão a morar no Rio Grande do Norte a partir desta quarta-feira (3) ficarão abrigadas em casas da organização não-governamental Aldeias Infantis SOS.

Eles serão trazidos por um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), com previsão de chegada às 13 h no aeroporto internacional de São Gonçalo, Grande Natal. Após isso o Exército conduzirá as famílias a Caicó, com previsão de chegada às 17 h. Nas Aldeias Infantis, as famílias terão de seis meses a um ano para alcançarem a autonomia. A organização está promovendo campanha de arrecadação de roupas, calçados, alimentos e materiais de higiene pessoal. Quem tiver interesse em ajudar pode entrar em contato com a organização pelo número (84) 99906-9585.

Venezuelanos no RN são resultado de programa de interiorização
- A chegada dos 60 venezuelanos ao Rio Grande do Norte faz parte do programa de interiorização criado pelo Governo do Brasil. A maioria deles estava instalada em Boa Vista (RR), cidade que fica na fronteira com a Venezuela e que já recebeu milhares de imigrantes desde a intensificação da crise política e econômica naquele país. 

Até semana passada, também de acordo com a Casa Civil, 2.328 venezuelanos já haviam sido levados para diferentes estados do Brasil. A cidade que mais recebeu refugiados da Venezuela até agora foi São Paulo (SP), onde foram interiorizados 445 pessoas. Ao todo, já foram promovidas dez etapas do processo de interiorização. A primeira aconteceu em abril deste ano, com o deslocamento de 265 imigrantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário