Páginas

BUSCA NO BLOG

sexta-feira, 14 de junho de 2019

INQUÉRITO APURA SUPOSTOS SAQUES DE RECURSOS DO ITEP E DOS BOMBEIROS DO RN

Supostos saques de recursos do Itep e dos Bombeiros podem causar prejuízo á segurança, alega MP. Foto: Marcos Santos/USP - OP9
O Ministério Público do Rio Grande do Norte abriu inquérito para apurar a supostos saques de recursos do Instituto Técnico-científico de Perícia (ITEP) e do Corpo de Bombeiros pelo governo do estado. De acordo com a portaria que instaura a investigação, isso estaria sendo feito por meio de “desvinculação de receitas”. Segundo o texto publicado no Diário oficial do Estado (DOE), essas retiradas, somadas ao contingenciamento financeiro imposto pela atual gestão, podem “inviabilizar o custeio e o investimento” no Corpo de Bombeiros e no Itep. A investigação foi instaurada pelo promotor Vitor Emanuel de Medeiros Azevedo, da 70ª promotoria de Justiça de Natal. Ele explica na portaria que o Corpo de Bombeiros e o Itep “já sofrem com o contingenciamento e a não execução do seu orçamento, cujas dotações são insuficientes para a adequada prestação dos seus serviços”.

O promotor pede que a Secretaria Estadual do Planejamento e das Finanças envie, em até 30 dias, “os quadros resumos das despesas autorizadas e executadas, em que conste, por cada uma das unidades, as despesas correntes (pessoal e encargos sociais; juros; outras despesas correntes) e de capital (investimentos; inversões financeiras; amortização da dívida). E também o detalhamento das correspondentes fontes de recursos utilizadas e seus respectivos valores, por cada uma das unidades e ainda a especificação, mês a mês, dos valores retirados, a título de desvinculação de receitas, do fundos dos Bombeiros e do Itep.

O inquérito que apura supostos saques de recursos do Itep e dos Bombeiros também prevê agendamento de reunião com o secretário de Planejamento e Finanças, Aldemir Freire, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Monteiro Júnior; e o diretor-geral do Itep, Marcos Brandão. Procurada para falar sobre o assunto, a Seplan informou que iria aguardar a comunicação oficial sobre o inquérito para se posicionar. A secretaria foi questionada se as retiradas estariam realmente sendo feitas. Até a finalização deste texto, a Secretaria não enviou resposta. O espaço permanece aberto para manifestação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário