Páginas

BUSCA NO BLOG

sábado, 22 de junho de 2019

NATAL: SME PROMETE ADIANTAR 30% DO 13º PARA ATIVOS E PROPÕE QUITAR EM 2020 O RETROATIVO DO PISO 2018


Na última quarta-feira (19) o SINTE/RN se reuniu pela segunda vez com a nova secretária de educação de Natal, professora Cristina Barreto, para tratar das principais demandas dos educadores da capital. Na ocasião, o Sindicato pôs na mesa 5 pontos da pauta da categoria, que já acumula 32 itens. Abaixo você confere um resumo do encontro entre o SINTE e a SME (Secretaria Municipal de Educação de Natal).
1 – Adiantamento de parte do 13º salário de 2019:
Segundo a SME, a Prefeitura pretende adiantar 30% do décimo dentro da folha salarial de junho para os profissionais da ativa, mas afirma não dispor de recursos para pagar agora aos aposentados. A coordenadora geral do SINTE/RN, professora Fátima Cardoso, fez críticas a essa medida: “Para o SINTE, este formato de divisão da categoria só colabora para que a mesma faça críticas aos gastos do Prefeito com as festas do carnaval e São João, onde grandes  artistas são contratados com valores muito altos ao mesmo tempo em que os aposentados ficam sem receber o que têm direito”.

2 – Pagamento do retroativo do Piso Salarial de 2018:
A proposta da Prefeitura, de acordo com a SME, é pagar o retroativo do Piso de 2018 apenas em 2020. Contudo, as formas e parcelas não foram apresentadas. O SINTE/RN vai levar esta proposta a assembleia da categoria que deverá acontecer logo após o recesso da Rede, que acontece entre 24 de junho e 08 de julho. Contudo, de antemão o Sindicato tece críticas: “O SINTE/RN reafirma a crítica da falta de dinheiro a partir da promoção de tantas festas”, afirmou Fátima Cardoso. O pagamento do retroativo do Piso Salarial de 2018, que foi o estopim da greve do ano passado, deveria ter sido iniciado em janeiro e finalizado em dezembro deste ano, em 12 vezes. Porém, o Prefeito descumpriu o acordo firmado em audiência mediada pela justiça, em maio do ano passado, no término da greve.

3 – Edital do processo seletivo:
A SME reconhece que deverá rever os critérios do processo e afirma que vai produzir um novo edital, contemplando as disciplinas que não tiveram abertura de inscrições. Por sua vez o SINTE/RN pediu acesso as discussões do edital antes de sua publicação.

4 – Realização do Concurso Público:
Não houve avanço na tramitação do processo do novo concurso público e a Secretária disse esperar que seja realizado ainda em 2019.  

5 – Cronograma de pagamento de direitos funcionais:
A SME apresentou ao SINTE/RN um cronograma de pagamento de direitos funcionais que vêm sendo negados. 

Veja AQUI o cronograma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário