Páginas

BUSCA NO BLOG

segunda-feira, 14 de outubro de 2019

RN: FÓRUM SOLICITA QUE BANCADA FEDERAL E GOVERNO DO ESTADO SE UNAM PARA QUITAR FOLHAS ATRASADAS

O Fórum Estadual dos Servidores cobrou da bancada federal do RN e do governo do Estado união para que as três folhas em atraso deixadas pela gestão passada sejam quitadas. A cobrança foi feita em audiência na sexta-feira (11), reunindo os senadores Jean Paul Prates e Zenaide Maia, representações de três deputados federais e o parlamentar Benes Leocádio. A direção do SINTE/RN esteve presente ao encontro realizado na sede do SINDFERN (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN).

De acordo com a coordenadora geral do SINTE/RN, professora Fátima Cardoso, o principal ponto de debate foi a cessão onerosa do pré-sal. O objetivo das entidades é que a bancada consiga recuperar 130 milhões de reais, o que ajudaria a saldar a dívida que o Estado tem com o funcionalismo. Entretanto, a lei impede que esses recursos possam ser usados para o pagamento de todos: “A cessão onerosa vem carimbada para pagar os salários de aposentados. Mas como nas folhas em atraso tem aposentados e ativos, o nosso pedido foi que os parlamentares lutem para que a cessão seja utilizada no pagamento de todos”, explica a sindicalista. Em resposta as reivindicações apresentadas, o senador Jean Paul Prates afirmou que o seu compromisso “é de trabalhar junto com a bancada que apoia o governo federal, independente de partidos, buscando apoio e recursos para o RN. Com relação à cessão onerosa do pré-sal, não podemos permitir a transferência de renda dos estados mais pobres para os estados mais ricos”.

Já senadora Zenaide Maia disse que “É nosso compromisso ajudar a governadora a tirar o Estado da crise fiscal e financeira, pois respeito e entendo a luta dos servidores públicos com os salários atrasados. Vamos barrar as emendas da cessão onerosa, na busca pela defesa do RN”.  Ao se dirigir ao governo, os trabalhadores reafirmaram que no início deste ano os servidores estaduais deram um voto de confiança ao Executivo na expectativa de receber os seus atrasados: “Alertamos para o problema das três folhas, que permanecem inalteradas. Lembramos do voto de confiança que foi dado, mas que está prestes a completar um ano. Portanto, o prazo está chegando ao fim”, afirmou Fátima Cardoso. Em resposta, o secretário estadual de tributação, Carlos Eduardo Xavier, disse que o governo atual não atrasou as folhas de 2019 e que segue somando esforços para quitar o que deve, bem como se houver recursos extras o pagamento será feito.

FÓRUM AGENDA ATO UNIFICADO PARA NOVEMBRO
O Fórum Estadual dos Servidores agendou um Ato Unificado para 13 de novembro, data em que se completará um ano de espera por parte dos servidores para receber os salários de novembro de 2018. A atividade será realizada em frente à Governadoria, no Centro Administrativo de Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário