Páginas

BUSCA NO BLOG

sexta-feira, 1 de maio de 2020

GOVERNO DO RN SUSPENDE VISITAS EM PRESÍDIOS POR 30 DIAS


Em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no Brasil, o Governo do Estado prorrogou até o dia 30 de maio a suspensão das visitas de familiares de internos, o atendimento de advogados e defensores públicos, serviços de assistência religiosa, educacional, social e de capelania, em todas as 17 unidades prisionais do RN. A medida é preventiva e tem surtido efeito uma vez que nenhum caso suspeito foi identificado no sistema prisional do Rio Grande do Norte. Como forma de amenizar o estresse causado pelo isolamento, a Seap criou o programa “Cartas que falam: comunicando a vida”. Através da iniciativa, os familiares escrevem cartas resumidas aos internos, tudo sob a supervisão dos policiais penais, ajudando a distensionar e manter o controle nas unidades penais.

Outros dois projetos estão em curso para facilitar a comunicação com os internos e vão iniciar até meados de maio. O primeiro é o “Tele Atendimento aos Advogados”, o qual possibilitará o agendamento e a assistência jurídica à distância. O segundo é a “Tele Visita dos Familiares” que visa a comunicação virtual com o interno através de um app de celular. Tudo supervisionado pelos policiais penais das unidades e em conformidade com regras estabelecidas pela Seap. O sistema prisional do RN está isolado desde o dia 13 de março. A Seap implementou uma série de medidas para prevenir e combater o novo coronavírus. Além de isolar o contato externo nos presídios, foram criados protocolos para uso de equipamentos de proteção, higienização de celas e acompanhamento das equipes de saúde. O interno que entra no sistema passa por uma consulta rigorosa onde são identificados os idosos, imunossuprimidos, diabéticos, hipertensos, tuberculosos e aidéticos, considerados de grupo de risco ao coronavírus. 

Depois, ele é encaminhado para uma quarentena.  Outra medida importante adotada é a vacinação recentemente contra sarampo, caxumba e rubéola e, desde a semana passada, deu-se início a imunização contra a gripe Influenza/H1N1. O banho de sol dos internos foi estendido e, agora, os colchões também são expostos ao sol. Todas as medidas adotadas até o momento visam garantir a segurança dos servidores, dos internos e seus familiares. Os internos, segundo os diretores das unidades, estão colaborando com as medidas de higiene e limpeza, reforçadas com a desinfeção diária de celas e corredores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário