Páginas

BUSCA NO BLOG

segunda-feira, 1 de junho de 2020

SINTE/RN PRESSIONA E PREFEITO DE NATAL PODERÁ APRESENTAR NOVA PROPOSTA NA SEMANA QUE VEM

O Prefeito de Natal poderá finalmente apresentar uma nova proposta para quitar o Piso Salarial 2020. A expectativa foi criada após a informação passada pela Secretaria Municipal de Educação (SME) à Coordenadora Geral do Sindicato, professora Fátima Cardoso. Nesta segunda-feira (01) a sindicalista ligou para a SME e ouviu que o município está preparando uma nova proposta e que esta será discutida virtualmente na semana que vem entre o Prefeito e o SINTE. No entanto, não foi agendada nenhuma data. Por isso o Sindicato vai insistir para que a audiência seja marcada ainda nesta semana: “Vamos insistir para que esta semana fique agendada a data e hora para a audiência ocorrer”, afirma Fátima.
A coordenadora disse esperar que o Prefeito não siga tentando protelar a implantação do Piso e avisa: “Caso a data não seja marcada esta semana, vamos intensificar a campanha virtual do SINTE/RN pedindo o pagamento do Piso e dialogar com a sociedade mostrando o descaso da administração com a educação e a dívida que tem com os profissionais”.
Fátima lembra que a nova proposta para quitar a correção de 2020 deve trazer a paridade e integralidade entre ativos e os aposentados. Ela inclusive lembra que a promessa de pagar igualmente aos dois segmentos foi firmada pela Prefeitura em juízo durante o término da greve de 2018 e reafirmada na primeira proposta apresentada para pagar o Piso deste ano: “Mas vem sendo descumprida”.
A coordenadora cobra ainda o pagamento dos passivos dos dois últimos anos aos aposentados: “(A proposta deve contar) Também com o compromisso de pagar os passivos dos Pisos de 2017 e 2018 aos aposentados”.
Segundo a sindicalista, a direção do SINTE considera que a nova proposta deve ser defensável e garantir a restituição do prejuízo que a categoria vem acumulando: “Uma vez que direitos funcionais chegam a impor perdas de mais de 40% para profissionais da educação infantil e do ensino fundamental”, explica.

CAMPANHA NAS REDES, NOTA PÚBLICA EM JORNAL, VÍDEO E SPOT NA INTERNET, TV E RÁDIO; AS VÁRIAS FORMAS DE O SINTE/RN SE MANIFESTAR
- Apesar da pandemia no novo Coronavírus, que impede reuniões públicas, o SINTE/RN tem encontrado formas de mobilizar a categoria e denunciar à sociedade o que está acontecendo. Há duas semanas está no ar a campanha virtual “Tô em casa, mas na luta! Prefeito, pague o Piso!”. O objetivo do Sindicato consiste em fazer com que os professores produzam cartazes cobrando o pagamento do Piso, façam fotos e enviem no Facebook e Instagram da entidade. Vídeos na horizontal também podem ser enviados. Este material está sendo postado nas redes do Sindicato. Saiba mais AQUI.

Uma outra maneira de mostrar a todos o que está ocorrendo foi veicular uma nota em jornal de circulação local. Publicado em 24 de maio, o texto relata à sociedade o descaso da Prefeitura para com os educadores de Natal. Leia a nota AQUI. Ainda na busca de tentar pressionar o Prefeito, o SINTE/RN produziu um vídeo/spot em que denuncia as dívidas acumuladas pelo município com a educação pública, sobretudo o Piso deste ano e os passivos de 2017/18 dos aposentados. O vídeo/spot está sendo veiculado nas principais TVs e rádios do Estado e foi publicado nas redes do Sindicato. Assista ao vídeo AQUI. 

PREFEITO PROMETEU PUBLICAMENTE PAGAR O PISO, MAS ATÉ AGORA NÃO CHAMOU O SINDICATO PARA DIALOGAR
- Na segunda passada (25 de maio), em entrevista a uma rádio, o prefeito Álvaro Dias afirmou que vai pagar o Piso: “Nós estamos aguardando aí o sindicato pra conversar sobre isso, pra dialogar. E nós pretendemos adotar o mesmo procedimento que foi adotado pelo Governo do Estado e acatado pelo sindicato. 

Então nós vamos discutir e chegar a um bom termo. A nossa pretensão é essa,” afirmou. Esta foi a primeira manifestação pública do Chefe do Executivo da capital no sentido de quitar esta dívida. No entanto, a direção do SINTE aponta que Prefeito faltou com a verdade ao não dizer que desde janeiro o Sindicato, sobretudo nesta pandemia, tem buscado o diálogo com o município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário