Páginas

BUSCA NO BLOG

terça-feira, 7 de julho de 2020

GOVERNO DO RN 2020: SEGUNDA FRAÇÃO DE RETOMADA DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS É SUSPENSA


A Fração 2 do processo de retomada das atividades econômicas no Rio Grande do Norte, prevista para ser iniciada amanhã, 8, está suspensa. A interrupção do processo de reabertura ocorre em um cenário em que a taxa de ocupação dos leitos destinados ao tratamento de pacientes com sintomas de Covid-19 permanece superior a 80%. O anúncio foi feito no início da tarde desta terça-feira, 7, pela Governadora Fátima Bezerra, durante coletiva de imprensa realizada em Natal. Durante a entrevista, Fátima Bezerra falou sobre o momento em que o Governo autorizou o início da retomada gradual das atividades econômicas e disse que a medida foi tomada com base nas tendências que estavam em curso. “A taxa de transmissibilidade, que havia tido uma redução, ao mesmo tempo que colocávamos que para dar continuidade a essa retomada nós precisaríamos também que a taxa de ocupação dos leitos ficasse inferior a 80%”, afirmou.

A governadora mencionou esforços realizados ao longo do período para abertura de leitos. “Mas, mesmo assim nós não conseguimos trazer a taxa de ocupação para inferior a 80%. Essa é a razão, seguindo fielmente o próprio decreto, pela qual nós estamos suspendendo essa segunda fase que seria a continuidade da retomada das atividades econômicas”, afirmou Fátima Bezerra. “Nosso decreto era muito claro. O decreto trata como indicadores tanto a questão da taxa de transmissibilidade, bem como também a taxa de ocupação dos leitos. A taxa de transmissibilidade houve uma redução, no entanto, no que diz respeito à taxa de ocupação dos leitos, que tem que ser inferior até 80% nós não conseguimos atingir esse patamar, daí porque nós não vamos partir para a segunda etapa que era a continuidade da retomada das atividades econômicas”, repetiu a Governadora.

De acordo com o parágrafo único do Art. 3º do Decreto Estadual nº 29.794, de 30 de junho, duas condicionalidades estavam previstas para continuidade do processo de retomada das atividades econômicas. “Caso haja aumento da taxa de transmissibilidade para valor superior a 2,0 (dois inteiros) e taxa de ocupação dos leitos superior a 80% (oitenta por cento), sem perspectiva de ampliação, deverá ser determinado o adiamento das fases ou o recrudescimento das medidas restritivas, conforme o caso”, estabelece o documento. Nesta terça-feira, 7, segundo dados observados às 14h31 na Sala Pública do RegulaRN, a taxa de ocupação dos leitos críticos do SUS para o tratamento de pacientes com sintomas do novo coronavírus permanecia elevada. Na Região Metropolitana, a média de ocupação dos leitos era de 99,2%. No Oeste, o percentual médio de ocupação dos leitos era de 87,3%. Em Mossoró 100% dos leitos do Hospital Regional Tarcísio Maia e 85,3% dos leitos do Hospital São Luiz estavam ocupados. Em Pau dos Ferros 66,7% dos leitos contavam com internamentos. Na região do Mato Grande, a taxa de ocupação do Hospital Municipal Manoel Lucas de Miranda, em Guamaré, era de 100%. No Seridó, 69% dos leitos estavam ocupados.

Fátima Bezerra comentou o fato de a taxa de isolamento não ter caído no período posterior ao início das atividades da Fração 1. “Nós temos não só esperança, mas muita confiança de que nós próximos dias nós vamos expandir mais novos leitos de UTI e com isso alcançar exatamente a taxa de ocupação de leitos no máximo até 80% como preconiza o nosso decreto”, acrescentou. Ela informou que as atividades econômicas que haviam sido reabertas em 1º de julho como parte dessa fração permanecem em funcionamento.

A Fração 2, que previa a reabertura de serviços de alimentação de até 300m² (restaurantes e food trucks)  e de estabelecimentos de até 600m² com porta para rua, é que está suspensa. Fátima Bezerra comentou que o Decreto tem validade até o dia 8, até lá avaliação e com base na avaliação de dados epidemiológicos o Governo tomará as próximas decisões. Segundo a Governadora, as decisões são tomadas observando de um lado o ponto de vista sanitário e de outro o econômico. Durante a coletiva, Fátima Bezerra comentou que o momento ainda requer muito cuidado e disse que as demais medidas restritivas continuam em curso. Aulas, atividades religiosas, esportivas e culturais permanecem suspensas.

Estado espera que municípios atuem no mesmo sentido
Com relação à situação dos municípios potiguares, durante a coletiva, a Governadora afirmou que a expectativa é que eles atuem segundo as recomendações do Decreto Estadual. “O que o Estado espera é que os municípios sigam a recomendação do nosso Decreto. Sigam exatamente as orientações do nosso Decreto, porque o Decreto está sendo calcado em cima de dados concretos, que são os dados do ponto de vista epidemiológico onde nós temos, por exemplo, a questão da ocupação de leitos, que não chegou em um patamar aceitável, que era no máximo até 80%. 

Então, o que nós esperamos é que os municípios, em um regime de solidariedade, de coparticipação, zelando pela saúde dos seus munícipes, da população das suas cidades, que eles acatem as recomendações e sigam, fielmente, as orientações do Decreto Estadual”, afirmou a governadora. Questionada também sobre a situação de Natal, Fátima Bezerra disse que tem conversado com o prefeito da capital e das demais regiões. A Governadora disse que o Pacto pela Vida terá continuidade e lembrou que Natal foi um dos poucos que não aderiram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário