Páginas

BUSCA NO BLOG

segunda-feira, 3 de agosto de 2020

VEJA QUAIS CARROS NÃO PAGAM O IPVA 2020. LISTA POR ANO DE FABRICAÇÃO E ESTADO

Isenção do IPVA | AZ Isenções

Quem possui um veículo automotivo próprio sabe que todos os anos é necessário cumprir com o pagamento do Imposto sobre Propriedade Veicular Automotiva (IPVA), sob punição de não fazer o licenciamento e, consequentemente, ter o carro retido.

O que muitos não têm conhecimento é que, dependendo do estado e do ano de fabricação do bem, ele se torna isento do pagamento do imposto. A isenção do IPVA é feita de acordo com as regras de cada estado, que levam em consideração o ano de fabricação do veículo.

*Isenção do IPVA por ano de fabricação e estado

  • 20 anos: Alagoas, Acre, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul;
  • 18 anos: Mato Grosso;
  • 15 anos: Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e Tocantins;
  • 10 anos: Roraima, Goiás e Rio Grande do Norte;
  • Produzidos até 1985: Santa Catarina;
  • Redução progressiva do valor do imposto: Minas Gerais e Pernambuco.

*Consulte a data de fabricação do carro
Para saber se está livre do pagamento do imposto, o motorista deve olhar no documento do carro para se informar sobre o ano de fabricação do veículo. No Certificado de Registro do Veículo (CRV) ou Certificado de Registro de Licenciamento (CRLV), constam dois números: “ano de fabricação” e o “ano-modelo”.

No cálculo do IPVA é considerado o “ano de fabricação” para a avaliação do valor venal. Daí, para saber se tem direito à isenção do IPVA é só subtrair o ano atual pelo ano de fabricação do veículo e verificar se o resultado coincide com validade referente a regra do seu estado. Pessoas físicas, lojistas e a tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) consideram o “ano de fabricação” para determinar uma referência de valor de mercado. Para quem não sabe, a tabela FIPE é a principal referência no mercado de carros usados e seminovos. Ela é comumente usada como base para contratos e seguros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário