Páginas

BUSCA NO BLOG

quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

ALFABETIZAÇÃO/BRASIL: CURSO ABC ABRE MAIS 40 MIL VAGAS PARA ALFABETIZADORES

Devido à grande procura, o Ministério da Educação (MEC) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) decidiram abrir nesta quarta-feira, 23 de dezembro, mais 40 mil vagas no curso on-line Alfabetização Baseada na Ciência (ABC), dobrando a oferta. A capacitação é gratuita e destinada a professores que atuam desde a pré-escola até o 2º ano do ensino fundamental, além de estudantes de licenciatura. As 40 mil vagas iniciais, abertas no dia 8 de dezembro, foram preenchidas em 10 dias. Com carga horária de 160 horas, o curso terá início em 11 de janeiro de 2021. As aulas serão realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC (Avamec), por meio de vídeos, materiais de leitura e tarefas de estudo, concebidos de acordo com os princípios da gamificação e dos recursos abertos.   “O objetivo é melhorar a qualidade da alfabetização das nossas crianças, um compromisso do governo brasileiro. 

Para isso, é preciso preparar e valorizar os nossos professores”, explica Benedito Aguiar, presidente da Capes. “Com esta ação de formação continuada, o MEC renova seu compromisso com a valorização dos profissionais da área de alfabetização, oferecendo à Educação brasileira um curso de alta qualidade, com padrão internacional”, acrescenta Carlos Nadalim, secretário de Alfabetização do MEC. A produção do curso, que é parte do programa de alfabetização escolar Tempo de Aprender, resulta da cooperação internacional entre a Capes, a Secretaria de Alfabetização (Sealf) do MEC, a Universidade do Porto (UP), a Universidade Aberta de Portugal (UAb) e o Instituto Politécnico do Porto (IPP).

A parceria prevê, além da formação a distância, levar professores alfabetizadores a Portugal em 2021 e 2022. As inscrições podem ser realizadas no seguinte endereço:  https://avamec.mec.gov.br/#/instituicao/sealf/curso/12361/informacoes. Mais informações: alfabetizacao.mec.gov.br.

Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da Capes

Nenhum comentário:

Postar um comentário