Páginas

BUSCA NO BLOG

sábado, 21 de agosto de 2021

COLUNA DO ALEX VIANA: FÁTIMA BEZERRA FALHA NA ARTICULAÇÃO

 
o ano pré-eleitoral, a governadora Fátima Bezerra (PT) lidera todas as pesquisas divulgadas até agora. Em simulações para o 1º turno, Fátima venceria de acordo com a pesquisa estimulada feita pelo Instituto Perfil e divulgada pelo jornal Agora RN. O ex-senador Garibaldi Filho (MDB) tem 11,50% das intenções de voto, embora empatado, tecnicamente, com o senador Styvenson Valentim (Podemos), com 11,42%, e com o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT), com 10,25%. O deputado federal Benes Leocádio (Republicanos), que pretende ser candidato ao governo, foi citado por 2,08%. A pesquisa do instituto Perfil sondou a opinião do potiguar sobre o governo Fátima Bezerra, apontando que a gestão da petista é aprovada por 39,83% dos potiguares, enquanto que 41,09% a desaprovam. Não souberam opinar sobre a gestão petista 19,08%. 

Em política, não tem eleição ganha antes de aberta as urnas. O PT já entendeu que Fátima não vence sozinha. Anda flertando com o MDB, que tem 34 prefeitos no Estado e bases sólidas hoje ligadas ao deputado federal Walter Alves e ao pai dele, Garibaldi. Mas, o governo sabe que precisa segurar o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira, que aumentou o PSDB no Rio Grande do Norte e hoje tem 31 prefeitos, 25 vice-prefeitos e 244 vereadores. Ezequiel teve quase 60 mil votos em 2018, e sozinho possui o cociente eleitoral para ser reeleito deputado estadual. A importância de Ezequiel no tabuleiro político é reconhecida. Fátima sabe que hoje Ezequiel tem aliados de peso em todas as regiões. O secretário Fernando Mineiro e o chefe da Casa Civil, Raimundo Alves, são hoje as duas peças de articulação junto aos partidos e à Assembleia Legislativa. 

Sem falar no líder do governo, deputado Francisco do PT. Falta uma voz mais ágil com as lideranças do interior, o que prejudica o projeto de reeleição da governadora. É um isolamento palaciano às vezes imperceptível por quem vive diariamente o mundo na governadoria. A professora Socorro Batista, que saiu da Educação e trabalha há quase um ano como adjunta do Gabinete Civil, não tem como resolver a maioria das demandas que vem de prefeitos e lideranças do interior. Por isso há reclamações. A falta de sintonia e de articulação interna e externa no Governo Fátima na esfera com o interior não tem feito bem à gestão estadual. Há reclamações que precisam ser resolvidas. Estradas, viaturas policiais, deficiências nos hospitais regionais, demanda da alta complexidade de exames e cirurgias são hoje os principais gargalos. Esses pontos estão no radar da governadora Fátima Bezerra, que avança a cada dia de olho na reeleição. 

Novas Regras
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirmou que a tendência é de rejeição à reforma política aprovada pela Câmara, que retoma as coligações em eleições proporcionais a partir de 2022, mas garantiu que vai colocar o tema em apreciação dentro do prazo. Segundo ele, “há uma tendência de manutenção do sistema atual” entre os senadores, mas ainda haverá um amadurecimento do tema nas próximas semanas. 

MDB
O deputado federal Walter Alves já articula uma nominata própria do MDB para deputado federal. Em 2018, Walter teve quase 80 mil votos. Estão sendo estimulados nomes de mulheres e lideranças que vão reunir o cociente sufi ciente de no mínimo eleger um deputado federal. Walter é estrategista e sabe que sem coligação também deve continuar a representar o Rio Grande do Norte em Brasília. 

Garibaldi com Lula
A próxima terça-feira 24, quando desembarca no RN o ex-presidente Lula da Silva (PT), também é aguardada pelo MDB. Em sua agenda pelo Ceará, Lula almoçou com o ex-presidente do Senado Eunicio Oliveira (MDB), seu antigo aliado. Eunício pode concorrer em 2022. Em tempo, assim como no RN, o Ceará é governado pelo petista Camilo Santana. Na última entrevista que concedeu no RN, Lula citou o ex-senador Garibaldi Filho, que vem sendo cotado para vice na chapa da governadora Fátima Bezerra. 

Panela Velha
A Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços do cantor Sérgio Reis e do deputado Otoni de Paula (PSC-RJ). As medidas foram autorizadas pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF. Ao pedir as buscas contra Sérgio Reis, a PGR afi rma que o cantor quis “afrontar e intimidar os poderes constituídos” ao ameaçar parar o país por 72 horas como forma de pressionar o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), a aceitar pedido de impeachment contra ministros do STF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário