Páginas

BUSCA NO BLOG

terça-feira, 28 de setembro de 2021

NATAL RECEBE CERTIFICADO DO MDR POR BOAS PRÁTICAS EM PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL

 

A Defesa Civil de Natal recebeu nessa segunda-feira (27), do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), o certificado de reconhecimento do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil pela construção do Plano de Contingência para Enfrentamento de Risco e Desastres da capital. O documento foi incorporado ao Banco de Boas Práticas em Defesa Civil do MDR. O reconhecimento coloca o Plano de Contingência de Natal entre os projetos modelos nacionais que inspiram as defesas civis a compartilharem ações inovadoras, de baixo orçamento, com resultados alcançados e replicáveis por outros entes, e que, ao mesmo tempo, melhoram a vida das pessoas e diminuem as desigualdades.

A chefe de Operações da Defesa Civil Municipal, Fernanda Jucá, explicou que o Plano de Contingência é o documento referencial para orientar as respostas de emergências que devem ser efetivadas pelas equipes responsáveis pelo gerenciamento de riscos de desastres na cidade de Natal. Engloba não somente as ações tomadas pelos órgãos estatais, mas também o enfretamento conjunto, unindo voluntários e a população. “O maior objetivo do Plano de Contingência é a preservação de vidas humanas por meio de medidas preventivas e do enfrentamento correto nas situações de crise. 

Esse reconhecimento do Ministério e do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres mostra que Natal está no caminho correto agindo preventivamente”, comentou Fernanda Jucá. O Banco de Boas Práticas em Proteção e Defesa Civil foi lançado pelo MDR nesta semana e contém vários eixos temáticos com soluções que podem ser replicadas em municípios de todo o país.  A experiência de Natal se encontra divulgada no eixo “Plano de Contingência”. Outros eixos são: Capacitação em Proteção e Defesa Civil; Defesa Civil na Escola; Iniciativas para as Comunidades; Gestão Sistêmica; Mapeamento de áreas de Risco; Monitoramento e Alerta; e Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário