Páginas

BUSCA NO BLOG

terça-feira, 13 de dezembro de 2022

NEI: ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA UFRN TERÁ SISTEMA DE COTAS NAS VAGAS

 

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFRN aprovou, por unanimidade de votos, a criação de reserva de vagas nos processos seletivos para ingresso no Núcleo de Educação da Infância – Colégio de Aplicação (NEICAp). Dessa forma, a seleção segue sendo realizada por meio de sorteio público e, agora, com reserva de 50% das vagas para crianças que se inserem no Perfil Socioeconômico (PSE), bem como de Pretos Pardos e Indígenas (PPI) e de Pessoas com Deficiência (PCD).

Conforme o documento aprovado, a admissão para quaisquer turmas da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental acontecerá, exclusivamente, por meio de sorteio público aberto à comunidade. Para entrada no berçário 2, matutino, e na turma 1 da educação infantil, vespertino, serão destinadas, anualmente, 50% das vagas à ampla concorrência; 45% das vagas reservadas às crianças que se inserem no Perfil Socioeconômico (PSE) e no perfil Pretos Pardos e Indígenas (PPI); e 5% para Pessoas com Deficiência (PCD). A escolha de um dos grupos deverá ser feita no momento da inscrição, sendo apenas uma única opção de grupo a ser escolhida.

O relator da proposta, Zilmar Rodrigues de Souza, explicou que a proposição está alinhada ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI – 2020 a 2029), que é o principal documento elaborado pela comunidade sobre os rumos a serem seguidos pela UFRN. Nesse sentido, a aprovação da pauta auxilia na ampliação das práticas afirmativas, que já estavam presentes nos processos seletivos dos cursos técnicos, de graduação e pós-graduação. “Representa mais um avanço para a construção de uma educação mais justa, inclusiva e democrática”, avaliou o docente.

No início de 2023 novos editais com vagas estarão disponíveis. Fique atento.

NEI
O Núcleo de Educação da Infância da UFRN funciona como um Colégio de Aplicação, ligado ao Centro de Educação (CE), dedicando-se à Educação Infantil (creche e pré-escola) e ao Ensino Fundamental (1º ao 5º Ano).

A unidade “parte do pressuposto de que a formação, o aprendizado e o desenvolvimento da criança no contexto escolar e social vincula-se ao papel político e pedagógico assumido pela instituição como mediadora-dinamizadora das relações entre as experiências e conhecimentos da criança e os conhecimentos acumulados socialmente pela humanidade; e da participação e apoio da família na gestão política e pedagógica da escola. Para assumir este papel, define um conjunto de princípios teóricos a partir dos quais são estruturadas as atividades curriculares”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário