Páginas

BUSCA NO BLOG

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

ESMARN DISCUTE CRIAÇÃO DE REDE DE COOPERAÇÃO COM ESCOLAS DO TRF5, TCE, TRE E AL

 

A Direção da Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte (ESMARN) participou de reunião com representantes de outras escolas do Judiciário e do Legislativo: Escola da Magistratura Federal da 5ª Região, Escola de Contas do Tribunal de Contas, Escola Judiciária Eleitoral e Escola da Assembleia Legislativa. No encontro, em 16 de fevereiro, a diretora da instituição de ensino do Poder Judiciário do RN, desembargadora Maria Zeneide Bezerra, apresentou os principais projetos a serem executados ao longo do biênio e discutiu possibilidades de cooperação. Além de conhecer a grande variedade de ações que estão em desenvolvimento na ESMARN e visitar as dependências da Escola da Magistratura do RN, os representantes das instituições convidadas discutiram possíveis iniciativas em conjunto. “Estamos abertos para parcerias tanto para iniciativas de cidadania, quanto para ampliar as oportunidades de capacitação interna”, afirmou o secretário-geral da Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Norte, Sólon Almeida.

Na ocasião, todos os participantes apresentaram algumas de suas ações, e como resultado da rica troca de experiências, foi criada uma rede para compartilhamento das ideias e projetos que poderão ser desenvolvidos conjuntamente pelas instituições de ensino, com intuito de expandir o público das formações, garantindo maior qualidade, celeridade e economia para as gestões de cada Escola. Na pauta, destaque para a política de interiorização promovida pela ESMARN, os serviços dos projetos Justiça e Escola e Justiça na Praça do TJRN, que tem a desembargadora Zeneide Bezerra como coordenadora geral. Assim como o projeto Conexão Parlamento, apresentado pelo diretor da Escola da Assembleia, professor João Maria de Lima. Para o coordenador geral da Escola de Contas do TCE/RN, André Gustavo Almeida, “esse momento de troca de ideias, de compartilhamento de experiências foi muito importante para oferecermos ainda mais educação à população, por exemplo”.

Para Arnaldo Segundo, que representou a Escola da Magistratura Federal da 5ª Região, “a reunião foi muito frutífera, deu para ver como as outras escolas trabalham e conseguimos sair daqui com um grupo de trabalho. Essa rede é de suma importância para o estado, porque isso vai propiciar o intercâmbio do conhecimento e isso é muito rico para a vivência das escolas”. A criação da rede está sendo organizada em conjunto e deve ser formalizada em breve, através de termo de cooperação. De acordo com o diretor da Escola da Assembleia Legislativa do RN, João Maria de Lima, estabelecer essa rede permitirá uma integração muito maior do corpo técnico das instituições. “É muito interessante porque ajudaria a disponibilizar mão de obra qualificada. Às vezes, uma escola tem um colaborador que seria muito útil em ações formativas organizadas por outra, por exemplo. Emplacar essa rede seria uma grande contribuição para o serviço público”, explica o professor.

Escambo literário
O encontro contou ainda com a troca de obras literárias entre os participantes. Na ocasião, a desembargadora Zeneide Bezerra, fez a entrega de exemplares da obra Responsabilidade Civil do Estado - Amaro Cavalcanti, para os representantes, quando também foi contemplada com o livro Língua.com, de autoria do professor João Maria, diretor da Escola da Assembleia Legislativa do RN e com o fotolivro Veredas de Pedra, de autoria de Solón Almeida, secretário-geral da Escola Judiciária Eleitoral, que farão parte do acervo da Biblioteca da ESMARN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário